CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 224.1.54.O Hora: 10h0 Fase: HO
  Data: 30/8/2011

Sumário

Sessão Solene para assinalar os 50 anos do Movimento da Legalidade e homenagear o Ex-Governador Leonel de Moura Brizola. (As notas taquigráficas desta sessão solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ).

Ata da 224ª Sessão da Câmara dos Deputados, Solene, Matutina, da 1ª Sessão Legislativa Ordinária, da 54ª Legislatura, em 30 de agosto de 2011. Às 10h58, o Sr. Marco Maia, Presidente, declarou aberta a sessão e deu por dispensada a leitura da ata da sessão anterior. O Sr. Presidente informou que a sessão destinou-se a assinalar os 50 anos do Movimento da Legalidade e para homenagear o ex-Governador Leonel de Moura Brizola; saudou convidados presentes; prestou as devidas homenagens; e convidou, para comporem a Mesa, os Srs. André Figueiredo, Deputado Federal, Presidente Nacional do Partido Democrático Trabalhista - PDT; Vieira da Cunha, Deputado Federal, autor do requerimento de realização desta sessão; Ronaldo Teixeira, Professor, Secretário-Executivo da Representação do Governo do Rio Grande do Sul, representando o Governador do Estado, Tarso Genro; Elói Guimarães, Vereador da Câmara Municipal de Porto Alegre, representando a Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Sofia Cavedon; e Jair Krischke, Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. Após a audição do Hino Nacional, executado pelo duo de flauta e clarinete, Sargento Daniela Martins e Subtenente Roberto Cardoso, da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Distrito Federal, o Sr. Presidente convidou todos para assistirem a exibição de vídeo sobre o Movimento da Legalidade; em seguida leu seu discurso e, de contínuo, concedeu a palavra aos Srs. Vieira da Cunha e Paulo Pimenta, autores do requerimento. Nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, assumiu a Presidência o Sr. Vieira da Cunha e concedeu a palavra aos Srs. Giovanni Queiroz, autor do requerimento, e Paulo Teixeira, pelo PT. Nos termos do § 2º do art. 18 do Regimento Interno, assumiram sucessivamente a Presidência os Srs. Paulo Pimenta e Vieira da Cunha. Usaram ainda da palavra os Srs. Mauro Benevides, pelo PMDB; Onyx Lorenzoni, pelo Democratas; Simão Sessim, pelo PP; Otávio Leite, pelo PSDB; Anthony Garotinho, pelo PR; e Edson Silva, pelo PSB. Durante o discurso do Sr. Edson Silva, o Sr. Presidente convidou para integrar a Mesa o Sr. Cristovam Buarque, Senador da República. Assumiram sucessivamente a Presidência os Srs. Giovani Cherini e Vieira da Cunha, nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno. Usaram ainda da palavra a Sra. Flávia Morais, pelo PDT; e os Srs. Delegado Protógenes, pelo PCdoB; Dr. Aluizio, pelo PV; Cristovam Buarque, Senador da República; e Chico Alencar, pelo PSOL. Usaram da palavra como aparteantes os Srs. Luís Carlos Heinze e Giovani Cherini. O Sr. Presidente informou que há sobre a mesa o discurso do Deputado André Figueiredo, registrou a presença de convidados, reiterou as homenagens prestadas, agradeceu a presença de todos e, às 13h57, encerrou a sessão.

Manato
Presidente


Marçal Filho
Secretário


As notas taquigráficas desta sessão solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.