|
O SR. BOHN GASS (PT - RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputados e Deputadas, as crueldades não param. Aqui são duas as crueldades.
Hoje, quando se vai aposentar, faz-se o cálculo de 80% das melhores contribuições, resultando numa média melhor para se aposentar. Com 2 salários e 15 anos de contribuição, isso daria 1.700 reais hoje porque, sobre este valor, a média é de 80% das melhores contribuições. No entanto, a média vai para 100% das contribuições. Portanto, o cálculo do benefício vai baixar. Mais do que isso: com 15 anos de contribuição e este valor, recebiam-se 85% - 70% mais 1% a cada ano, o que totaliza os 85%. São 1.700 reais.
Qual é a proposta que V.Exas. e Bolsonaro enviaram e que mandaremos para o País? A partir de agora, com 15 anos de contribuição, não se vai mais fazer a média das 80% melhores contribuições, mas de 100% das contribuições. A média, portanto, vai baixar.
E não serão 85% sobre os 15 anos: serão 60% para as mulheres e, a partir dos 20 anos, para os homens, contando, a cada ano, 2 pontos. Serão 1.200 reais, e não 1.700 reais.
Sras. e Srs. Deputados, V.Exas. estão decidindo que o povo brasileiro - cada um que for se aposentar, porque a maioria se aposentava com 1.700 reais e vai se aposentar com 1.200 reais - vai perder 500 reais. Serão 500 reais a menos para cada trabalhador brasileiro.
Neste momento, a mensagem que este Congresso está passando é a seguinte: "Povo brasileiro, sua aposentadoria acabou. Você não vai se aposentar, ou vai se aposentar mal". Aí os Deputados dizem: "Mas isso é para o futuro do Brasil". Estão construindo um futuro de miseráveis. Outros dizem: "Mas é o sentimento pátrio". Ora, como existirá Pátria se não existirá povo? "Mas nós retiramos o BPC." Não! V.Exas. colocaram o BPC! O BPC só foi votado porque V.Exas. e Bolsonaro o colocaram. "Mas nós retiramos os rurais." Ninguém retirou os rurais. O movimento social e a Oposição é que trabalharam, porque V.Exas. colocaram os rurais. Só existiram rurais no projeto porque V.Exas. colocaram. "Mas agora vai haver menos de um salário mínimo para uma pensionista. Nós retiramos." Não retiraram! V.Exas. o colocaram.
Com o golpe, Michel Temer entregou os trabalhadores aos empresários numa bandeja, e Bolsonaro está dando continuidade ao golpe - Bolsonaro é um Temer piorado. Ele quis entregar para os banqueiros, de bandeja, o futuro da Previdência.
Graças à nossa resistência, nós impedimos que a maioria aqui destruísse por completo o sistema. Nós o salvamos, não permitimos a capitalização. Nossas emendas, com a grande resistência, seguraram parte deste projeto.
Eu quero dizer, sim, a mensagem dos Deputados que receberam fartas emendas, milhões de reais. Ao votarem hoje, S.Exas. estarão transmitindo a seguinte mensagem para o povo brasileiro: "Você não vai mais se aposentar".
Portanto, o futuro será constituído de uma geração de inaposentados ou de mal aposentados. É contra isso que nós resistimos porque, como alguns disseram, sacrifício e remédio amargo só valem para o povo. Não valem para o banqueiro e nunca valem para o rico! Valem apenas para o povo. Isso vai ficar marcado na história.
No dia de hoje, o povo saberá que quem votar a favor desta "deforma" acaba com a aposentadoria. Quem defende a aposentadoria está do lado do povo. É isso que nós estamos fazendo.