CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 208.2019 Hora: 15:44 Fase: OD
Orador: POMPEO DE MATTOS, PDT-RS Data: 07/08/2019

 O SR. POMPEO DE MATTOS (PDT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, quero deixar registrada a posição do PDT. Esse destaque, dentre os oito, apesar da importância de todos, é o mais importante, porque é o destaque que tira da reforma o veneno poderoso contra os viúvos e, principalmente, contra a viúvas. Se esse destaque não for aprovado, as viúvas, os viúvos, 90% dos pensionistas vão receber, via de regra, 60% do salário mínimo, pouco mais da metade do salário mínimo.
Isso não é digno, isso não é racional, isso não é razoável! As viúvas e os viúvos vão pagar um preço alto demais! Nós vamos perder aqui, mas os viúvos e as viúvas vão perder ainda mais.
Por isso, Presidente, nós temos que firmar aqui uma posição lúcida, cristalina, transparente. Quem vota "sim" quer que 80% das viúvas e dos viúvos recebam pouco mais de meio salário mínimo de pensão. Quem não tem compaixão com a viuvez, não tem compaixão com a mulher viúva, pobre, sozinha, idosa, que precisa de remédio, que precisa de dignidade, não é digno de um mandato de Deputado Federal, não é digno de um mandato popular.
Vamos deixar aqui bem claro: nós temos que, pelo menos, retirar o maior veneno dessa reforma e preservar a dignidade.