CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 205.2019 Hora: 19:12 Fase: OD
Orador: FERNANDA MELCHIONNA, PSOL-RS Data: 06/08/2019

A SRA. FERNANDA MELCHIONNA (PSOL - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - O PSOL orienta o voto "não", Sr. Presidente.

Não estamos, evidentemente, a favor da aceleração e, portanto, da quebra do interstício para votar uma PEC que atinge brutalmente os mais pobres. Trata-se de uma proposta de emenda constitucional para cuja aprovação o Governo gastou milhões em propaganda de televisão, mentindo para o povo, dizendo que atacaria os mais privilegiados, mas que, na verdade, faz 80% da sua economia em cima de quem ganha até 2 salários mínimos de aposentadoria.

Esta PEC significa que menos pessoas vão conseguir se aposentar, menores aposentadorias, menos recursos para Estados e Municípios, já que em 70% dos Municípios brasileiros a maior fonte de renda é a Previdência Social.

Esta PEC não vai salvar o País. Esta PEC vai quebrar o País, do ponto de vista econômico. Há mais: do ponto de vista político, infelizmente o Governo autoritário de Bolsonaro já vem quebrando o Brasil, falando verdadeiras barbáries, atacando a ciência, a tecnologia e a pesquisa, como fez com os dados do INPE. Este é um Governo que nos envergonha!

Portanto, o PSOL orienta o voto "não".