CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 20.2022 Hora: 21:28 Fase: OD
Orador: DRA. SORAYA MANATO, UNIÃO-ES Data: 22/03/2022

A SRA. DRA. SORAYA MANATO (UNIÃO - ES. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, quero parabenizar esta Casa pela aprovação da urgência para o projeto sobre o piso salarial da enfermagem. É muito importante. Sabemos da relevância desses profissionais para a saúde no Brasil. Isso é importantíssimo.

Sabemos também da preocupação das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos a respeito de como conseguir recursos para arcar com esse aumento. Quero deixá-los tranquilos porque nós, Parlamentares, estamos trabalhando para angariar recursos para que as Santas Casas e os hospitais filantrópicos não fechem as portas por causa desse aumento do piso salarial dos enfermeiros, dos técnicos de enfermagem.

Essa ação é importante, e este Parlamento não pode se furtar a adotar essa medida neste momento. Nós estamos saindo de uma pandemia e sabemos da relevância desses profissionais.

Sr. Presidente, quero ressaltar a urgência do projeto relativo a câncer de cabeça e pescoço. São 41 mil novos casos no Brasil. É preciso, sim, que haja o dia nacional de combate ao câncer de cabeça e pescoço, para que se chame a atenção das pessoas quanto às causas que levam a essa doença. Envolve uma das piores cirurgias em termos de câncer. Muitos pacientes perdem a língua, diversos outros pacientes perdem as glândulas salivares, o que causa muito sofrimento. Às vezes, uma simples prótese dentária pode causar um câncer grave.

Parabenizo, Sr. Presidente, a autora desse projeto.

Muito obrigada.