CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 194.2019 Hora: 22:44 Fase: OD
Orador: REGINALDO LOPES, PT-MG Data: 11/07/2019

 O SR. REGINALDO LOPES (PT - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.
Quero dizer que é lamentável esta votação na noite de hoje, porque de fato nós estamos comprometendo o futuro da economia brasileira. Em 20 anos, retirar mais de 4 trilhões do mercado interno de consumo, das famílias mais pobres, é colocar um obstáculo para a retomada do crescimento econômico, Deputado Henrique Fontana.
É bom lembrar que nós somos totalmente dependentes do consumo das famílias - 80% do nosso PIB. Nós estaremos cortando, ao mudar a regra de cálculo do benefício para 100%, no mínimo, imediatamente, da média aritmética, 40% da aposentadoria dos mais pobres. No mínimo, estaremos cortando 40% da aposentadoria dos mais pobres. Alguém pode dizer: "Não, Deputado. Sessenta por cento já ganham um salário mínimo". Tudo bem. Dos outros 40% dos trabalhadores do Regime Geral de Previdência Social, que já têm teto de 5.800 reais, estaremos cortando imediatamente 40%. Mas não para aí a perversidade, porque 80% desses trabalhadores não atingem mais de 20 anos. Então, vamos submeter o povo brasileiro a mais cortes em sua aposentadoria.
Deputado Henrique Fontana, nós estamos decretando o fim da aposentadoria integral para os mais pobres no Brasil. Nós estamos garantindo apenas aposentadoria parcial aos mais pobres, aos trabalhadores do Regime Geral. É um crime o que estamos cometendo nesta noite.