![]() |
|
A SRA. FERNANDA MELCHIONNA (PSOL - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Pois é, de forma democrática, dizia Saramago, verdadeiros ataques à democracia acontecem. Hoje vocês rasgaram um capítulo importante da Constituição Federal: o capítulo sobre a Previdência, o capítulo Da Seguridade Social.(Apupos.)
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Maia. DEM - RJ) - Deixem-na falar.
O SR. GIOVANI CHERINI (PL - RS) - Respeite a democracia! Saiba perder! Respeite a democracia!
(O Sr. Presidente faz soar as campainhas.)
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Maia. DEM - RJ) - Eu falei com todos ouvindo; ela tem o direito de falar com todos ouvindo.
A SRA. FERNANDA MELCHIONNA (PSOL - RS) - Obrigada.
Um capítulo importante foi rasgado, ou pelo menos começou a ser rasgado, porque seguem os destaques e segue a votação da PEC 6.
Eu não tenho nenhuma dúvida de que essa reforma significa um ataque brutal aos trabalhadores, com os piores métodos possíveis, com o "toma lá, dá cá", com o balcão sujo de negócios, que tem a ver com a liberação de emendas parlamentares para comprar votos de Parlamentares nesta Casa. Se isso não é ser ratazana de terno e gravata, eu não sei o que é ser ratazana de terno e gravata! Envergonha-me muito o que acontece aqui na noite de hoje.
O SR. ALCEU MOREIRA (Bloco/MDB - RS) - Ratazana és tu!
A SRA. FERNANDA MELCHIONNA (PSOL - RS) - Mas eu quero terminar citando Darcy Ribeiro. Darcy Ribeiro falou, muito tempo atrás, que perdeu muitas lutas...
O SR. GIOVANI CHERINI (PL - RS) - Isso é igual futebol!
O SR. ORLANDO SILVA (PCdoB - SP) - Presidente, eu fui citado.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Maia. DEM - RJ) - Deixem a Deputada falar.
A SRA. FERNANDA MELCHIONNA (PSOL - RS) - Perdeu lutas em defesa dos indígenas, perdeu lutas em defesa da educação, perdeu lutas em defesa dos professores. Mas ele disse que não queria estar, nem por 1 minuto - nem por 1 minuto da vida - do lado dos que venceram. Eu não queria, nem eu nem nenhum dos Parlamentares do PSOL e da Oposição, estar nem por 1 minuto do lado de ratazanas de terno e gravata, que rasgaram a Constituição na noite de hoje! Nós estamos do lado dos trabalhadores, das mulheres e daqueles que constroem o Brasil, o Brasil que é de todos e que, infelizmente, vocês atacam na noite de hoje.
Então eu reafirmo, Presidente, o meu protesto. A noite de hoje é revoltante, é muito triste!
O SR. ALCEU MOREIRA (Bloco/MDB - RS) - É muito triste ver uma Parlamentar que não respeita os seus companheiros!
A SRA. FERNANDA MELCHIONNA (PSOL - RS) - Mas eu quero dizer para o Presidente e para essa maioria que fez essa votação lamentável que não existe vitória definitiva nem derrota que seja permanente. A luta de classes segue sendo o motor da história. E nós lutaremos para reverter cada maldade e cada ataque dessa agenda ultraliberal e antipovo que vocês estão levando à frente no Brasil.
Viva a luta dos trabalhadores! Abaixo...
(Desligamento automático do microfone.)