CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 181.3.55.O Hora: 09:34 Fase: BC
Orador: MAURO PEREIRA, PMDB-RS Data: 06/07/2017

O SR. MAURO PEREIRA (PMDB-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Carlos Manato, colegas Deputados, nossos visitantes que participarão da importante sessão solene - iniciativa do meu amigo Deputado Goulart -, eu gostaria de dizer que nós estamos procurando trabalhar para melhorar a nossa economia.

Nós tivemos uma importante vitória na Comissão que analisa a Medida Provisória nº 774, de 2017. Para ganhar as eleições, a Presidenta Dilma promoveu descontos na folha de pagamento de empresas - aqueles benefícios, aquelas regalias. Em 2015, enviou ao Congresso uma medida provisória para que a contribuição dos empreendedores ao INSS voltasse ao seu valor real.

Agora, o Ministro Henrique Meirelles e o Presidente Temer estão tentando levar a um nível normal os impostos, a contribuição ao INSS.

Porém, as nossas indústrias, especialmente as que geram muita mão de obra, por exemplo, as que produzem carrocerias de ônibus, e outros segmentos, como o de transportes, não podem, neste momento, sofrer essa oneração na folha de pagamento.

Nós, então, conseguimos uma vitória muito importante na Comissão: manter para alguns setores os mesmos valores praticados atualmente. Além disso, provavelmente a medida provisória só vai começar a valer de fato a partir de janeiro.

Mas o importante é que o Governo Temer, de que faz parte Henrique Meirelles, em diálogo com a Câmara Federal, vem tendo a sensibilidade de aceitar os nossos argumentos. E o que nós queremos é uma economia forte, é o Brasil andando nos trilhos.

Eu gostaria de aproveitar o tempo restante para convidar a sociedade em geral para visitar o Rio Grande do Sul. Nós estamos na época do inverno, quando o Estado se torna uma Europa, com temperatura de zero grau, chegando a dois graus negativos.

Vale a pena reservar um final de semana, viajar para o Estado e visitar Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, ou cidades na fronteira. Quem for vai encontrar boa hospitalidade e tomar ótimos vinhos e espumantes. A alimentação é da melhor qualidade, e ainda há o calor humano do povo rio-grandense, que trata todo mundo com muito respeito.

Então, vamos visitar o Rio Grande do Sul, aproveitar o inverno e aproveitar a vida!