CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 161.2021 Hora: 14:32 Fase: BC
Orador: RICARDO SILVA, PSB-SP Data: 14/12/2021

O SR. RICARDO SILVA (PSB - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres colegas Deputados e Deputadas desta Casa, hoje venho a esta tribuna para fazer uma consulta. Na verdade, é um desafio para esta Casa Legislativa nos seguintes termos: quero saber se nós temos aqui dentro pelo menos 257 Deputados e Deputadas que defendem as pessoas idosas, o aposentado e o pensionista. Eu faço essa pergunta e lanço esse desafio, porque todo o Brasil está acompanhando o drama dos aposentados e pensionistas com a questão do 14º salário, projeto que foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação desta Casa. Ali mostramos que há dinheiro para pagar, que não vai sangrar os cofres públicos, e ainda apontamos a fonte de custeio. Parabenizamos pelo trabalho o Deputado Fábio Mitidieri, Relator do projeto, o Deputado Pompeo de Mattos, autor, e o nosso trabalho, porque estive em uma reunião no Ministério da Economia, e o próprio Ministério sugeriu essa fonte de custeio. Pois bem, o projeto foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação, mas até agora não chegou oficialmente à Comissão de Constituição e Justiça e de Redação. Se o projeto for votado naquela Comissão, ele será aprovado e seguirá para o Senado. Dá tempo de nós podemos ajudar a pessoa idosa, o aposentado e o pensionista.

Diante dessa demora, o Deputado Zé Silva protocolou requerimento de urgência, porque aí vem à votação, mas nos precisamos de 257 Deputados assinando o pedido. Nós temos já 109 assinaturas, contando com as dos Líderes: Deputado Bohn Gass, levando 53 de sua bancada; Deputado Wolney Queiroz, levando 25 de sua bancada; Deputado Danilo Cabral, levando 31 Parlamentares da nossa bancada, o PSB; e mais outros Deputados que o assinaram. Eu cito o nome deles aqui: Deputado Pompeo de Mattos, Deputado Carlos Veras, Deputado Luis Miranda, Deputado Ricardo Silva - este Deputado -, Deputado Ricardo Izar, Deputado Carlos Zarattini, Deputada Fernanda Melchionna, Deputado Delegado Antônio Furtado, Deputada Erika Kokay, Deputado Nicoletti, Deputado Abou Anni, Deputado Luciano Ducci, Deputada Bia Cavassa, Deputado Weliton Prado. Nos temos 109 assinaturas, mas precisamos de 257. Conclamo este Plenário para isso, porque, se nós conseguirmos as assinaturas para a urgência, esse projeto vai à votação, e salva os aposentados e pensionistas deste Brasil.

Eu faço esse apelo e lanço esse desafio ao Plenário na sessão da Câmara, porque os aposentados não receberam nada na pandemia, sofreram demais, e são pessoas idosas.

Peço que o nosso pronunciamento seja destaque no programa A Voz do Brasil, Sr. Presidente, para que todo o País possa nos acompanhar. Reitero que, enquanto houver 1% de esperança, este Deputado não vai parar de lutar. Eu estou defendendo essa bandeira porque confio em uma ajuda para o aposentado, que chamaram de 14º salário, mas é uma ajuda de até 2 salários mínimos. É o mínimo de dignidade que esta Casa pode aprovar para a pessoa idosa.

Mais uma vez reitero o pedido para que meu pronunciamento conste no programa A Voz do Brasil.

Obrigado.