 |
CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ |
|
Sessão: 152.4.55.O |
Hora: 15:00 |
Fase: OD |
Orador: ORLANDO SILVA, PCDOB-SP |
Data: 13/06/2018 |
|
O SR. ORLANDO SILVA (PCdoB-SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, colegas Deputados, colegas Deputadas, eu tenho vindo à tribuna muitas vezes denunciar a irresponsabilidade com que o Governo Michel "atrapalhado" Temer conduz os rumos da Nação brasileira.
A economia brasileira patina. No começo do ano, falava-se de um crescimento de 3%, e agora os especialistas já falam de um crescimento de 1%. A situação da economia, que nos últimos 3 anos, com Michel Temer, viveu praticamente um processo de recessão, tende a se agravar.
Desta tribuna, muitas vezes, denunciamos que Temer não gosta de trabalhador. As medidas que ele adotou, por exemplo, com a reforma trabalhista sinalizam claramente que ele atua para retirar direito de trabalhador, ele atua para servir ao grande capital do Brasil.
Portanto, é um Governo irresponsável, que não tem autoridade política nem moral, o que ficou evidenciado durante a crise dos caminhoneiros, quando o Presidente da República falava num sentido, e tudo acontecia em outro sentido. É um Governo desmoralizado, sem autoridade política nem moral, sem compromisso com os interesses da Nação brasileira, sem compromisso com os trabalhadores. Essas são as características do Governo Temer.
Mas, para minha surpresa, este Governo, que eu considero um desastre, consegue se superar a cada dia. Esta semana, o Governo de Michel "atrapalhado" Temer conseguiu fazer mais uma das suas lambanças: ele apresentou uma medida provisória que retira recursos do esporte e da cultura do Brasil, setores que já dispõem de poucos recursos. Pasmem!
O esporte e a cultura são áreas que possuem algumas das menores dotações orçamentárias, mas têm um papel importante para a afirmação da identidade nacional, um papel importante para desenvolver políticas públicas que garantam o direito ao esporte, ao lazer e à recreação, que garantam ao povo brasileiro o fomento à sua cultura popular e a fruição do espetáculo da arte. O Governo Michel Temer conseguiu a façanha de tirar recursos dos poucos de que dispõem o esporte e a cultura. E o que é mais grave: o argumento é a sustentação de políticas de combate à violência.
Ora, nada melhor do que estimular esporte, lazer e cultura para fomentar a cultura da paz, para combater a violência no Brasil, para assegurar direitos, para qualificar as cidades, que devem oferecer múltiplas atividades saudáveis para a criançada, para a juventude e para todo o povo.
Por isso, eu quero nesta tarde fazer um apelo a todos os Deputados, Deputadas, Senadores e Senadoras que são da base do Governo: anunciem a ele a insanidade que ele praticou e peçam-lhe que recue!
Deveriam publicar uma medida provisória revogando imediatamente a Medida Provisória nº 841, para não aumentar ainda mais o desgaste deste Governo atrapalhado, desmoralizado, que é contra a Nação brasileira, que é contra o povo e que, pelo visto, odeia arte, odeia cultura, odeia esporte.
Pelo amor de Deus, revogue essa medida provisória, Sr. Michel Temer!