CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 150.2021 Hora: 14:20 Fase: BC
Orador: VICENTINHO, PT-SP Data: 01/12/2021

O SR. VICENTINHO (PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nós tivemos nesta semana, na Casa, algumas coisas que nos trouxeram alívio e esperança: esperança, quando o Senado aprovou o piso salarial para a categoria dos profissionais da enfermagem - enfermeiros, técnicos e auxiliares; esperança, caros amigos e colegas, quando a Comissão de Seguridade aprovou o 14º salário para os trabalhadores aposentados e pensionistas.

Eu reitero a importância do 14º salário. Afinal de contas, os aposentados e os pensionistas tiveram nos nossos Governos uma política respeitosa, com reajuste e aumento salarial em determinados momentos. Eu tive a honra de ser o Relator do projeto que aumentou, quase triplicou, o salário mínimo. Tudo isso, no entanto, está parado.

Eu pergunto: como pode um aposentado que gerou riqueza para este País não ter direito a um 14º salário e ficar sem reajuste todo esse tempo?

Quero fazer uma saudação especial ao Dr. Sandro Lúcio Gonçalves, um dos protagonistas da iniciativa da luta pelo 14º salário.

Espero que esta Casa se digne votar este projeto. Ele já foi aprovado na Comissão de Tributação e Finanças, falta chegar ao Plenário. Nós já estamos em dezembro. Ainda falta chegar ao Senado. Falta também a sanção ou o veto do Presidente da República. Como nós temos profundas divergências e desconfiança contra o Presidente da República, nós tememos que ele vete este projeto. Se ele o vetar, nós, como congressistas, precisaremos de um tempo para derrubar o veto nesta Casa.

Portanto, Srs. Presidentes e Lideranças de todos os partidos, precisamos nos aviar! Precisamos garantir que este projeto chegue logo ao nosso Plenário, para que nós o votemos. Talvez ele venha direto para o Plenário, talvez seja terminativo e vá para o Senado.

O 14º salário é de tremenda importância para esta categoria, ainda mais porque hoje o aposentado tem que sustentar o filho que está desempregado. O 14º não é para ele ir passear, mas para suprir uma necessidade. Por isso, reafirmo que nós precisamos manter a chama acesa e a luta em defesa do 14º salário.

Sr. Presidente, eu quero agradecer a generosidade de V.Exa. pela oportunidade que me é dada com este tempo, mas tenho que dizer que a responsabilidade pela aprovação do 14º salário para os aposentados e pensionistas é nossa.

Muito obrigado.