CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 15.2023 Hora: 15:16 Fase: BC
Orador: Pompeo de Mattos, PDT-RS Data: 07/03/2023

O SR. POMPEO DE MATTOS (Bloco/PDT - RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, na pandemia, esta Casa, o Governo brasileiro socorreu dezenas, centenas, milhares, milhões de brasileiros, tanto que 60 milhões de brasileiros receberam o Auxílio Emergencial de 3 mil, 4 mil, 5 mil, até 6 mil reais. Taxistas foram amparados, caminhoneiros, artistas. Houve PRONAMPE para os empresários, bancos foram amparados, vários segmentos da sociedade foram devidamente protegidos, amparados, acolhidos, socorridos, menos um segmento: o dos aposentados.

Os aposentados receberam do Governo e do Brasil aquilo que o peixe faz lá no Rio Uruguai: nada, nada, nada. E quem botou o pão na mesa, a boia no prato, em muitas casas, foi o vô e a vó. O filho desempregado, o neto sem renda? O velhinho e a velhinha socorreram a família. No entanto, não receberam nada. E quem levou muitas cidades na munheca, o Rio Grande nos ombros e o Brasil nas costas ao longo da história foram os trabalhadores de ontem, que são os aposentados de hoje, que foram esquecidos pelo Governo.

Pois bem, nós reivindicamos um 14º salário. Apresentei o projeto. Andou, andou, mas parou. Mas está vivo!

Nesse período, o Governo, vendo que estava devendo para os aposentados, o que fez? Antecipou o 13º, em 2020; antecipou o 13º salário, em 2021; antecipou, em 2022, o 13º salário dos aposentados. Não pagou o 14º, mas antecipou o 13º. E nós ficamos na expectativa de receber, ao final do ano, o 14º, que não veio. Terminou o Governo Bolsonaro, ele não pagou. Deixou os aposentados a ver navios. E os aposentados também deixaram o Presidente a ver navios, porque os votos que faltaram para o Presidente Bolsonaro na eleição talvez tenham sido os dos aposentados, que ele não socorreu.

Pois bem, agora estou aqui na tribuna pedindo que nós venhamos a pagar o 13º antecipado. É o mínimo que se tem que fazer. Se em 2020 se antecipou, se em 2021 se antecipou, se em 2022 se antecipou, em 2023 tem que se antecipar também, porque agora em abril vai fazer 1 ano que os aposentados receberam o 13º salário. Então, está na hora de receberem de novo.

Depois, nós vamos brigar pelo 14º, mas quero encerrar, Sr. Presidente, fazendo este apelo ao Governo do Presidente Lula, ao Governo brasileiro, a esta Casa, a nós todos. Temos que pedir, exigir, cobrar. Quem não pede, não leva; quem não chora, não mama; quem não reclama, não ganha. Os aposentados precisam, merecem e necessitam. Noventa por cento ganham só um salário mínimo. É preciso que haja a antecipação do 13º salário! Este é o nosso pedido, este é o nosso apelo.

Muito obrigado.