CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 134.2021 Hora: 12:12 Fase: BC
Orador: EDUARDO BOLSONARO, PSL-SP Data: 09/11/2021

O SR. EDUARDO BOLSONARO (PSL - SP. Sem revisão do orador.) - Presidente Gilberto Nascimento, às vezes, pelo meu sotaque, indago-me se V.Exa. não falaria: "Vamos ao Rio de Janeiro!", mas V.Exa. acertou, dizendo: "Vamos a São Paulo!"

O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento. Bloco/PSC - SP) - Sim, São Paulo!

O SR. EDUARDO BOLSONARO (PSL - SP) - Presidente Gilberto Nascimento, o Deputado do PT que me antecedeu falou - abre aspas: "Orçamento secreto é algo inaceitável" - fecha aspas. Disse isso um Deputado do partido do mensalão. Não preciso comentar mais nada.

Outro ali estava falando que o Governo Bolsonaro está fazendo as pessoas comerem ovo em vez de carne. Esta é uma notícia de 2014, da revista Veja: "Dilma diz que sugestão de trocar carne por ovo foi extremamente infeliz". Só adiciono uma coisa, Deputado: naquele tempo não estava ocorrendo uma pandemia, está bem?

Mas eu vim aqui para falar do passaporte sanitário, Sr. Presidente, porque o Secretário de Cultura, Mario Frias, tem encampado uma medida a favor da liberdade que segue as diretrizes da Lei Rouanet, e tem sido criticado. A Lei Rouanet diz que não pode haver segregação de qualquer tipo. Não pode ser por conta de ser negro, branco, homossexual, heterossexual, pobre ou rico, e tampouco vacinados e não vacinados. Até porque eu sou uma prova viva de pessoa que foi vacinada e contraiu a COVID-19 depois de vacinada. Inclusive, hoje em dia, eu tenho a melhor imunidade possível, que é a imunidade natural, bem superior à artificial da vacina.

Além disso, a Lei Rouanet trata de renúncia de impostos federais. Então, é óbvio que isso é, sim, da conta do Secretário Mario Frias, que está na Pasta do Ministério do Turismo, do Ministro Gilson Machado. E quem comanda isso aqui lá na ponta é o Secretário Nacional de Fomento à Cultura, André Porciúncula. Então, bola dentro para eles!

Porém, lamentavelmente, Presidente, muitos tentam fazer disso uma oportunidade para encampar a sua narrativa, para dizer que o Governo é contra as vacinas. Não, Deputado Cacá Leão, o Brasil é o terceiro país que mais vacina no mundo! E também os projetos financiados pela Lei Rouanet, com dinheiro de renúncia de imposto federal, seguem com as medidas preventivas: distanciamento, limitação de público, disponibilização de álcool em gel, máscara em locais fechados, e assim por diante, sem problema nenhum. Então, não há por que ficar confundindo as coisas.

Esta semana, Deputado Pr. Marco Feliciano, uma jornalista da CNN - e nem acho que é muito jornalista, pois só dá a opinião ideológica dela, eu nunca vi isso; para mim, é blogueira -, ela tomou uma, no meio, do Ministro Onyx, durante a entrevista, justamente quando tentava encampar que - veja, Deputado Otoni de Paula! - permitir que as pessoas andem sem vacina é permitir que andem com um revólver apontado para a cabeça. Eu falo: meu Deus, quem está proibindo de vacinar? Quem quer tomar a vacina, toma; quem não quer, não toma. Ou será que aqueles que estão falando "Vacinem-se! Vacinem-se! Vacinem-se!" são pessoas que vão se responsabilizar, caso exista algum efeito colateral? Porque os estudos sobre a eficácia e os efeitos colaterais da vacinação ainda estão em pleno andamento, e não há problema nenhum nisso. Estamos vivendo uma situação excepcional. Está sendo disponibilizada a vacina, e ponto. Toma quem quiser, só isso.

Nós só não queremos andar, como ocorreu no passado, no mundo, com uma estrelinha para distinguir quem é quem: "Ah, você tomou a vacina, você entra no restaurante! Ah, você não tomou, você não pode entrar! Se vira!". Pode entrar no mercado, não pode entrar no mercado...

Enfim, eu queria apenas pontuar isso, Sr. Presidente.

Muito obrigado.