CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 122.2021 Hora: 13:00 Fase: CG
Orador: ZECA DIRCEU, PT-PR Data: 19/10/2021

 O SR. ZECA DIRCEU (PT - PR) - Sr. Presidente, eu quero parabenizá-lo pela importante iniciativa desta Comissão Geral e quero parabenizá-lo pela criação dessa associação nacional que já está defendendo as vítimas da COVID, da pandemia. Todos nós sabemos que são vítimas não apenas do coronavírus, da pandemia; são vítimas da irresponsabilidade, da insanidade, da inconsequência, da incompetência do Bolsonaro e do Ministério da Saúde ao conduzirem a ação e a reação que o Brasil deveria ter.
Eu queria pedir apoio e queria chamar a atenção para o projeto de lei que apresentei no início deste ano. Já faz 1 ano e meio que pessoas estão ficando com graves sequelas em razão da COVID e, até hoje, o Ministério da Saúde não fez a sua obrigação. Depois de 1 ano e meio, o Ministério da Saúde não fez o mínimo que cabe ao Ministério, que é criar uma política pública nacional de atendimento, integrada ao SUS, às pessoas que ficaram com sequelas em razão da COVID. É inacreditável que o Ministério da Saúde não tenha feito isso!
Criar uma política nacional para que Estados e Municípios, dentro de uma ação do SUS, tenham mais equipamentos, tenham mais profissionais de saúde, tenham a contratação de um número maior de serviços para atender as pessoas que ficaram com sequelas é algo tão óbvio que nem necessitaria de um projeto de lei. Mas, como o Ministério da Saúde não faz isso, eu apresentei esse projeto de lei, que está apensado a vários outros projetos de lei, iniciativas importantes de outros Deputados e Deputadas.
Com essa lei aprovada, nós vamos obrigar o Ministério da Saúde a fazer a sua obrigação. E as pessoas que hoje estão sofrendo muito em razão das sequelas da COVID, com dificuldades enormes de atendimento, não vão mais precisar passar por esse dissabor.
O meu pedido é de apoio ao projeto de lei, mas é (falha na transmissão) a Comissão de Seguridade Social e Família. Ele deveria vir imediatamente ao Plenário. Este é o meu pleito. Este é o pleito de quem ficou...
(Desligamento automático do microfone.)