CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 12.2021.B Hora: 11:48 Fase: BC
Orador: ALINE SLEUTJES, PSL-PR Data: 09/03/2021

A SRA. ALINE SLEUTJES (PSL - PR. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu gostaria de registrar a minha fala no programa A Voz do Brasil.

Venho falar sobre um assunto muito importante que nós temos debatido há 1 ano nesta Casa, na sociedade brasileira e no mundo: a pandemia. A pandemia trouxe desespero, trouxe angústia, trouxe uma anormalidade na vida de todos nós. A pandemia tirou direitos. A pandemia trouxe restrições. A pandemia tirou até mesmo o nosso direito de ir e vir.

Falo especificamente sobre lockdown. O lockdown foi utilizado, no ano passado, como uma ferramenta para tentar entender essa doença, para saber o que fazer, para saber como deveria ser o enfrentamento, para verificar quais possibilidades haviam, para saber qual deveria ser o planejamento estratégico.

Agora, depois de 1 ano de pandemia, os Governos estaduais e municipais fazem novamente lockdown, fechando portas de serviços que dizem ser não essenciais.

Ora, Governadores, quem pode dizer o que é essencial? É apenas a população que vive desse trabalho, que alimenta sua família, que leva a comida para os pratos dos seus filhos, que paga suas contas, que paga seus impostos, que paga seu aluguel, que mantém a sociedade, que disponibiliza o emprego.

Como podem, mais uma vez, os Governadores decidir pela pior forma de agir?

Lockdown hoje nem a OMS diz que é uma solução. Pelo contrário, atrapalha a vida econômica, de saúde e social do povo brasileiro.

Para agravar essa situação, temos aí amostras em dezenas, centenas de Municípios brasileiros onde médicos epidemiologistas e infectologistas testaram o tratamento precoce e têm tido resultados fabulosos. Há pessoas que estão fazendo uso do tratamento precoce desde o ano passado e conseguiram organizar a vida da saúde dos seus Municípios.

Eu pergunto aqui aos Governadores: por que não adotam o tratamento precoce, com artigos nacionais e internacionais, com pesquisas, com provas contundentes?

Eu tive COVID e fui curada pelo tratamento precoce, assim como o Presidente Bolsonaro, sua esposa, Ministros, Deputados e 200 funcionários do Governo. Qual é o problema de a população brasileira ser salva com o tratamento precoce? Por que nós podemos ter esse direito, e o pobre, o cidadão brasileiro que vai a um hospital, a uma UPA, a uma agência de saúde não pode?

Nós precisamos respeitar a saúde da população brasileira. O tratamento precoce tem que ser tirado da questão da ideologia política. O tratamento precoce salva vidas.

Lockdown não!