CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 112.2.54.O Hora: 17:44 Fase: GE
Orador: JOSÉ AIRTON, PT-CE Data: 08/05/2012

O SR. JOSÉ AIRTON (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro eu quero fazer o registro da nossa participação no Seminário da Pesca, realizado na minha cidade, Icapuí, com a participação do Prefeito Jerônimo Reis, do Secretário Raimundo Bonfim e, sobretudo, do Instituto Federal de Educação Profissional do Paraná, que coordena os polos regionais de pesca. Foi um seminário muito importante e que, com certeza, vai contribuir para a formação, a capacitação e a preparação de mão de obra qualificada para o setor pesqueiro.
Sr. Presidente, registro também, com muita alegria e satisfação, a reinauguração da agência da Capitania dos Portos hoje pela manhã na cidade de Aracati, que é a minha cidade-mãe.
Essa agência, que tinha sido criada em 1953, infelizmente foi fechada em 1998, dentro daquela política de contenção de gastos do Governo Fernando Henrique. Somente depois de uma longa e tortuosa luta conseguimos, junto ao Ministério da Marinha, recriar essa agência no dia 25 de outubro de 2011.
Hoje ela foi ativada, com a presença do Comandante do 3º Distrito Naval, sediado em Natal, o Vice-Almirante Bernardo José Gambôa; do Comandante da Capitania dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Adauto Braz Silva Júnior, e também do Prefeito Expedito Ferreira.
Enfim, tivemos a presença de muitas autoridades. Eu quero dizer da minha alegria de ter contribuído, inclusive com uma emenda individual de 250 mil reais, para ativar essa agência tão importante, que vai abranger uma jurisdição de 45 Municípios do Estado do Ceará.
Quero também, Sr. Presidente, registrar com muita alegria o aniversário hoje da cidade de Ibaretama, que fica no sertão central, Município distante 105 quilômetros de Fortaleza e que está comemorando a sua emancipação política.
Também o Município de Palhano completa 54 anos de emancipação política e comemora hoje a data da sua criação, do seu desmembramento.
Por isso, parabéns a todos os que fazem parte desses Municípios tão importantes do Ceará.