CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 108.2019 Hora: 11h16 Fase: HO
  Data: 21/05/2019

Sumário

Homenagem ao Estado de Israel.

 A SRA. ROSANGELA GOMES (PRB - RJ. Sem revisão da oradora.) - Bom dia a todos e a todas.
Quero cumprimentar a Mesa na pessoa do Presidente, o Vice-Presidente do Congresso Nacional, Deputado Marcos Pereira. Quero cumprimentar o Embaixador Yossi Shelley. Na pessoa dos dois, eu cumprimento toda esta assentada.
Também quero cumprimentar este Plenário, todas as mulheres, na pessoa da Dra. Cristiane Britto, e todos os homens, na pessoa do Desembargador Flavio Britto e, ainda, o Presidente do Partido Republicano no Rio de Janeiro, Sr. Luiz Carlos.
Sr. Presidente Marcos Pereira, eu não poderia deixar de vir a esta plenária tão extraordinária, nesta manhã, para dar minha contribuição sobre esse tema que nos une em dois pontos.
Primeiro, pela nossa fé. Eu já tive a oportunidade de estar em Israel diversas vezes, e em muitas delas tendo V.Exa., Presidente Marcos, como guia da nossa caravana. Ser batizado no Rio Jordão, passar pelo monte das bem-aventuranças ou fazer orações no Muro das Lamentações é viver um pouco, é andar um pouco por dentro da Bíblia, Dona Rose. Isso é algo extraordinário. Quem é da fé sabe que, quando colocamos os pés na Cidade Santa, em Jerusalém, ao voltarmos de lá temos a nossa fé renovada, avivada e oxigenada.
Segundo, Embaixador, já estive em Israel diversas vezes e fui bem acolhida. Agradeço a V.Exa. por isso. Recentemente, lá estive com uma bancada de sete Deputados Federais, quando recebemos o título de representantes da paz, junto com o Ministério das Relações Exteriores - Brasil e Israel, países coirmãos. E também visitei um projeto de altíssima qualidade sobre a questão da sustentabilidade: a maneira como Israel recolhe uma tonelada de lixo diariamente e como distribui todos os seus resíduos e faz a sua política de sustentabilidade.
Quero agradecer também, Sr. Embaixador, pela tecnologia que Israel exporta. Nós temos um exemplo vivo disso: a Fazenda Nova Canaã, na Bahia, onde podemos plantar e levar alimento às famílias que têm fome. Esse exemplo de projeto mostra que é possível fazer reforma agrária.
Por último, Sr. Embaixador, o que mais me chamou a atenção nessa visita foi a questão da dessalinização da água do mar. É possível, em 30 minutos, tirar a água salgada do fundo do mar, Sr. Luiz Carlos, e transformá-la em água potável. Nós que moramos no Estado do Rio de Janeiro, Deputado Hélio Bolsonaro, sabemos que boa parte das nossas cidades não tem água potável. Nós que somos da Baixada Fluminense sabemos da luta que é termos água de qualidade para abastecer e servir ao nosso povo - e sua falta causa doenças em nossa população e é um grande problema de saúde pública. Nós queríamos levar esse programa de abastecimento de água potável para o Estado do Rio de Janeiro e, quem sabe, para o Brasil inteiro.
Então, eu não poderia deixar de vir aqui dar a minha contribuição, o meu testemunho, não só pela parte espiritual que nos une - nós todos que estamos aqui amamos, com certeza, Israel -, mas também pelo que esse país, essa grande nação, pode e deverá trazer de desenvolvimento para a nossa Nação brasileira.
Parabéns ao Presidente Marcos Pereira, parabéns à Frente, parabéns a todos que amam Israel e o Brasil!
Shalom!


SESSÃO SOLENE, CRIAÇÃO, ESTADO (NAÇÃO), ISRAEL, ANIVERSÁRIO, HOMENAGEM. ROSANGELA GOMES, DEPUTADA FEDERAL, VIAGEM, ISRAEL.
oculta