CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 062.2.54.O Hora: 14h3 Fase: PE
  Data: 29/03/2012

Sumário

Apresentação de proposta de emenda à Constituição sobre o reajuste do benefício de aposentadoria de acordo com o salário mínimo.

O SR. EDUARDO DA FONTE (PP-PE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho à tribuna para informar que estou apresentando uma PEC, na tarde de hoje, que irá dar direito aos aposentados do Brasil de terem suas aposentadorias reajustadas de acordo com o salário mínimo.
É obrigação desta Casa defender os direitos dos aposentados. Estamos aqui trabalhando para que todos os aposentados do Brasil tenham o direito de ter suas aposentadorias reajustadas pelo valor do salário mínimo. Sr. Presidente, o trabalhador que dedicou sua vida inteira ao trabalho, que recolheu seus impostos, aposenta-se com dez salários mínimos e, ao longo dos anos, seu poder aquisitivo diminui, e, o mais grave, o seu poder de compra fica bastante diminuído. Depois de 10 anos, ele passa a receber o equivalente a três ou quatro salários mínimos.
Essa PEC irá garantir o direito dos aposentados de terem suas aposentadorias reajustadas de acordo com o salário mínimo. Isso com certeza irá garantir os direitos dos pais de família, das mães de família, dos trabalhadores de todo o Brasil.
Eu tenho certeza de que esta Casa irá apoiar essa PEC e irá defender os aposentados do Brasil, porque essa é, sem dúvida alguma, uma obrigação de todos nós. Os trabalhadores, pais e mães de família, que dedicaram suas vidas ao trabalho, recolhendo os impostos, não podem chegar à velhice e ver o seu poder aquisitivo ser diminuído. Muitas vezes chegam até a passar necessidade, porque não conseguem mais comprar os remédios no final do mês, não conseguem fazer uma feira adequada, não conseguem dar às suas famílias uma vida digna e tranquila.
Então, é com o objetivo de defender os aposentados do Brasil que apresento essa PEC, que defenderá os direitos dos aposentados, que dará garantia aos aposentados de que os seus vencimentos serão reajustados com o salário mínimo.
Isso, Sr. Presidente, é uma conquista de todos os brasileiros, é uma conquista desta Casa, para que possamos garantir ao trabalhador uma aposentadoria digna, mantendo o poder de compra dos seus salários e protegendo-os da inflação.
Tenho certeza de que esta Casa irá apoiar a PEC dos aposentados, que esta Casa irá apoiar o reajuste de acordo com o salário mínimo das aposentadorias de todos os brasileiros.
Muito obrigado.
Que Deus abençoe a todos.



PEC 154/2012, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, VINCULAÇÃO, REAJUSTE, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, SALÁRIO MÍNIMO, DEFESA.
oculta