CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 059.1.54.O Hora: 15h24 Fase: PE
  Data: 06/04/2011

Sumário

Transcurso do 80º aniversário de fundação da Cooperativa Agrícola Mista General Osório, no Estado do Rio Grande do Sul.

O SR. MARCO MAIA (PT-RS. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no último 21 de janeiro a Cooperativa Agrícola Mista General Osório - COTRIBÁ completou 80 anos de fundação. Como a segunda mais antiga cooperativa em atividade no País e pioneira no ramo agropecuário, a COTRIBÁ é um dos grandes orgulhos do povo gaúcho, que aplaude a perseverança e o espírito de coletividade que sempre presidiram o empreendimento desde o longínquo 1911, quando foi criada.
Por essa razão, seu aniversário merece registro nesta Casa, como exemplo magno de sucesso do cooperativismo no Brasil.
Fundada com o nome de Genossenschaft General Osório, a Cooperativa vem construindo sua história com sede naquele que é hoje o Município de lbirubá, no Rio Grande do Sul. Aqueles primeiros 34 colonos, em soa maioria imigrantes pomeranos, lograram imprimir novo ritmo à agricultura da região, consolidando a experiência cooperativa de maneira exemplar. Hoje, passadas 8 décadas, cada associado da COTRIBÁ desfruta das vantagens da experiência acumulada e da segurança propiciada por um empreendimento seguro e autossuficiente, que cresceu sem abandonar suas raízes e princípios, angariando respeito e credibilidade. Líder em diversificação, e provedora da mais adequada logística para comercialização dos mais variados produtos, a Cooperativa tornou-se, assim, alavanca importante do desenvolvimento regional, além de paradigma do modelo cooperativista em todo o País.
A COTRIBÁ, de fato, vem mantendo intocáveis os princípios que norteiam o cooperativismo. A despeito da incipiência do modelo na economia brasileira, a COTRIBÁ logrou consolidar sua trajetória há oitenta anos sempre ascendente, e hoje se estabelece sobre estrutura de 6.500 associados e 650 funcionários, que controlam as 43 unidades de recebimento e comercialização de grãos e sumos, distribuídos em 25 Municípios. Agora, que tanto cresceu e se ampliou, orgulha-se de se manter fiel aos interesses de cada cooperado, aperfeiçoando o modelo de gestão democrática, garantindo o preço da safra, assegurando retorno social, mantendo ativa e acessível a assistência técnica, trabalhando pelo desenvolvimento sustentável e pela geração de riqueza no campo.
Trata-se, realmente, de um empreendimento notável, que fortalece a crença no cooperativismo como alternativa econômica para os pequenos e médios produtores rurais.
Baseada no compartilhamento de lucros e responsabilidades, fortemente vinculada aos interesses constitutivos das comunidades de base, a COTRIBÁ é lição de cooperativismo, promovendo a inserção de tantos produtores nos mercados nacional e internacional. No melhor espírito cooperativista, enfrenta interesses econômicos insustentáveis, e oferece sua parcela de contribuição em termos de redistribuição efetiva das vantagens oferecidas pela globalização.
Sras. e Srs. Deputados, o Partido dos Trabalhadores sempre preconizou a disseminação do modelo cooperativista como mecanismo econômico de grande potencial de geração de renda e riqueza. Assentado sobre os princípios da solidariedade e da equanimidade, funcionando sob o regime de gestão democrática, o cooperativismo apresenta ainda a vantagem de se adaptar aos mais diversos segmentos produtivos, sendo, portanto, capaz de promover a distribuição de renda e a diversificacão do mercado de trabalho.
Por todas essas razões, não poderíamos deixar de cumprimentar todos os cooperados da COTRIBÁ, nas pessoas do Diretor-Presidente, Celso Leomar Krug, do Vice-Presidente, Reno Bohrz, e do Secretário, Enio Cezar Moura do Nascimento. Esperamos que o sucesso inconteste da iniciativa octogenária inspire produtores de todos os setores, em todo o Brasil, na certeza de que assim se democratizará o acesso ao mercado formal de trabalho e se fortalecerá o grande processo de inclusão social já em curso em nosso País.
Muito obrigado.



COOPERATIVA AGRÍCOLA MISTA GENERAL OSÓRIO, COTRIBÁ, RS, ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO.
oculta