CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 059.1.54.O Hora: 15h10 Fase: PE
  Data: 06/04/2011

Sumário

Presença, na Casa, do Prefeito Marival Fraga, do Município de Nova Canaã, Estado da Bahia. Defesa de instalação da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal no Município de Vitória da Conquista. Sucesso da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Feira da Conquista - EXPOCONQUISTA. Transcurso do Dia do Jornalista.

O SR. WALDENOR PEREIRA (PT-BA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero cumprimentar o Prefeito do Município baiano de Nova Canaã, Dr. Marival Fraga, que nos visita nesta tarde.
No dia 1º de março do corrente ano encaminhei à Secretaria da Mesa desta Casa a indicação que recebeu o nº 127, sugerindo a instalação de uma Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal no sudoeste da Bahia, mais precisamente no Município de Vitória da Conquista.
Hoje, revelo minha alegria e minha satisfação com o fato de tal iniciativa haver ganhado corpo. Várias autoridades do Estado, o Ministro das Cidades, o Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal, o Prefeito Municipal de Vitória da Conquista, minha principal base de apoio eleitoral, entre outros, abraçaram essa iniciativa e estão defendendo a instalação da requerida Superintendência naquele Município.
Vitória da Conquista é o terceiro mais importante Município do Estado da Bahia e vem experimentando grande progresso. Recentemente, inclusive, foi classificado como um dos 10 Municípios de maior dinamismo econômico do Nordeste brasileiro. É, portanto, merecedor da instalação dessa Superintendência da Caixa Econômica Federal.
Atualmente, o Município é atendido pela Superintendência instalada em Itabuna, que atende mais de 80 Municípios da região. Portanto, a instalação ali de uma Superintendência da Caixa Econômica, hoje o principal órgão público no que diz respeito ao desenvolvimento das políticas públicas no Brasil, sem dúvida alguma, será importante para atender a uma vasta região, que soma uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes. Vitória da Conquista polariza mais de 80 Municípios do sudoeste do Estado da Bahia.
Portanto, fica o registro da alegria e da satisfação pelo fato de outras autoridades também terem se associado à defesa dessa iniciativa.
Em segundo lugar, Sr. Presidente, quero me reportar à realização, na última semana, também no Município de Vitória da Conquista, da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Feira da Conquista - EXPOCONQUISTA, evento que nasceu agropecuária, mas que se transformou numa grande exposição de negócios e de entretenimento. Hoje, a EXPOCONQUISTA tem âmbito nacional e, na última semana, movimentou aproximadamente 150 milhões de reais, segundo informação das instituições financeiras que ali se fizeram presentes.
Parabenizo o Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda., meu colega e amigo Claudionor Dutra, e também os demais Diretores da COOPMAC, Ronaldo Leite e César Nery, pelo brilhantismo com que organizaram o evento.
Essa exposição revela a pujança econômica da região sudoeste baiana e a qualidade do seu povo - empresários, trabalhadores -, que transformou Vitória da Conquista nesse Município próspero.
Por último, nobres colegas, saúdo os jornalistas brasileiros pelo transcurso do Dia do Jornalista, amanhã, 7 de abril. E assim o faço com uma frase do grande jornalista Cláudio Abramo, que disse que "o jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter".
Portanto, minha saudação e minha homenagem aos jornalistas brasileiros, classe que tanto tem lutado pela regulamentação da sua profissão. A minha solidariedade e o meu reconhecimento à importância dessa profissão, que é fundamental para o exercício do Estado de Direito e da democracia no Brasil.
Muito obrigado, Sr. Presidente.



MARIVAL FRAGA, PREFEITO, MUNICÍPIO, NOVA CANAÃ, BA, PRESENÇA, CÂMARA DOS DEPUTADOS. INDICAÇÃO, SUGESTÃO, GUIDO MANTEGA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTÉRIO DA FAZENDA, INSTALAÇÃO, SUPERINTENDÊNCIA RGIONAL, CEF, MUNICÍPIO, VITÓRIA DA CONQUISTA, BA. EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE FEIRA DA CONQUISTA, EXPOCONQUISTA. DIA DO JORNALISTA, HOMENAGEM.
oculta