CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 054.1.54.O Hora: 17h16 Fase: PE
  Data: 29/03/2011

Sumário

Falecimento do ex-Vice-Presidente da República José Alencar. Diretrizes e atribuições do Fórum Parlamentar Catarinense.

O SR. EDINHO BEZ (PMDB-SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, da mesma maneira, quero externar nossos sentimentos pelo falecimento desta grande pessoa, desta grande liderança que foi José Alencar. Ficará para sempre conosco o seu legado, por tudo que ele fez, por sua credibilidade, honra, e com certeza nos deixará muitos ensinamentos, aos quais haveremos de dar sequência. Que Deus o tenha, e estaremos aqui torcendo.
Aproveito para registrar que, no Fórum Parlamentar Catarinense, ontem reunido em Florianópolis, numa iniciativa da Assembleia Legislativa, fizeram-se presentes o Deputado Jorginho Mello, o Deputado Ronaldo Benedet, o Senador Paulo Bauer e este Parlamentar, na qualidade de Coordenador.
Foi a nossa primeira reunião fora de Brasília e teremos outra na próxima sexta-feira, dia 1º, em Blumenau. Aproveito para convidar todos os nossos colegas Parlamentares. Tomamos posse no Fórum na semana passada e haveremos de, juntos, fazer um trabalho representando Santa Catarina no Congresso Nacional.
Um tema está sendo priorizado momentaneamente (teremos outros assuntos importantes): a não duplicação ainda do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina, prejudicando o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
O Governador Roberto Requião, conversando comigo no ano passado, disse que estaria à disposição para ajudar na luta pela duplicação da BR-101. Essa será uma das tarefas do Fórum Parlamentar Catarinense com os companheiros e amigos e com 16 Deputados e três Senadores.
Muito obrigado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, uso a tribuna, nesta oportunidade, na qualidade de Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense empossado no último dia 22 para dar seguimento aos trabalhos a serem tratados este ano.
O Fórum Parlamentar Catarinense tem como objetivo principal estreitar o seu relacionamento com os órgãos representativos de diversos segmentos do nosso Estado.
Estiveram presentes nessa ocasião diversas lideranças políticas, representatividades, dentre elas o Sr. Alcântaro Correa, Presidente do Sistema FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina); o Sr. Juarez Carneiro, Presidente do Conselho Federal de Contabilidade); o Sr. Armando Bif, Presidente da CERMOFUL (Cooperativa Fumacense de Eletricidade); o Sr. Altamiro e irmã Cecília, do Hospital São José; o Dr. Tércio Egon Paulo Kasten (Presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado de Santa Catarina); o Sr. Mário Petrelli, Diretor da RIC/Record; representantes da FECOERUSC (Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina); a Sra. Manuella Ávila, representante da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários); a Ministra da Pesca e Aquicultura, Sra. Ideli Salvatti; representantes da OAB e do CREA; além de diversos Prefeitos e Vereadores, dos três Senadores da República e dos Deputados Federais de Santa Catarina, entre outros.
O apoio de toda a representatividade é fundamental para o desenvolvimento de nossas ações. A troca de idéias, as conversas com cada um serão de suma importância para tratarmos das prioridades que nosso Estado precisa para atendermos os pleitos necessários.
Ontem, dia 28 de março, foi realizada uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, contando com o apoio do Fórum Parlamentar Catarinense, para tratar da morosidade das obras de duplicação do trecho sul da BR-101.
Foram acertadas algumas reuniões estaduais, como, por exemplo, a que será realizada em Blumenau, no dia 1º de abril, às 14h, no CIAMPEVI.
A FAMPESC (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina) solicitou espaço para falar no Fórum Parlamentar Catarinense, convidando-nos para participar do 40º Congresso Catarinense da Micro e Pequena Empresa.
Importante a realização dessas reuniões fora de Brasília para integrar ainda mais cada setor da cadeia produtiva do Estado, cada representatividade em prol da integração.
Outra reunião do Fórum Parlamentar Catarinense já foi marcada para ser realizada aqui, na Câmara dos Deputados, no dia 12 de abril, às 14h30min, em plenário a ser definido, na qual discutiremos o cronograma final da duplicação da BR-101 e outros temas, como a indicação do Dr. Marco Aurélio para o Superior Tribunal de Justiça e do Dr. Oswaldo José Pedreira Horn para o cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Aqui fica o convite para essas reuniões, oportunidades que teremos de aprofundar os assuntos tratados.
Relembrando que vamos dar ênfase à aproximação dos segmentos de Santa Catarina com esse Fórum.
Encerro agradecendo aos inúmeros presentes nessa primeira reunião do Fórum Parlamentar Catarinense. Agradeço o apoio dos Deputados e Senadores do Fórum, dizendo que juntos não mediremos esforços para continuar representando Santa Catarina aqui na esfera Federal.
Era o que tinha a dizer.



JOSÉ ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA, HOMENAGEM PÓSTUMA. FÓRUM PARLAMENTAR CATARINENSE, CIDADE, FLORIANÓPOLIS, SC, ENCONTRO, REPRESENTANTE, ÓRGÃO PÚBLICO, SOCIEDADE CIVIL, DEBATE, ATUAÇÃO, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, POPULAÇÃO.
oculta