![]() |
|
Sumário
O SR. EFRAIM FILHO (DEM-PB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero agradecer às Sras. e aos Srs. Parlamentares a compreensão. Esse é um projeto que vai na linha da desburocratização das regras, da simplificação dos procedimentos.
O episódio que aconteceu no Rock in Rio, no Rio de Janeiro, com a chefe Roberta Sudbrack foi muito representativo e veio à memória de muitos Parlamentares.
Esperamos dar esse passo para prestigiar o talento artesanal dos gourmets brasileiros, homens e mulheres que hoje trabalham e ganham medalhas no exterior pela excelência da gastronomia brasileira. Cito um exemplo. Em 2017, os queijos Araxá, Serra da Canastra, Serro, Campos das Vertentes e Sul de Minas conquistaram 11 medalhas num concurso mundial na França.
Tenho certeza de que o sentimento com o qual a Câmara hoje votou a urgência se repetirá no momento da análise do mérito.
Sr. Presidente, este é o caso daquela assertiva que nós sempre escutamos: para que o brasileiro possa produzir e vencer, basta que o Governo não o atrapalhe. E é isto que está sendo feito: um projeto para simplificar as regras sem abrir mão de garantias. Os queijos e produtos artesanais serão certificados nos Estados, como acontece hoje. O mineiro já come um queijo certificado para Minas Gerais; o carioca come um queijo certificado para o Rio de Janeiro. Lá na minha Paraíba, comemos o queijo de cabra. O único impedimento que existe hoje é o da circulação interestadual, que não se justifica. É isso que estamos colocando abaixo.
Parabéns por sua iniciativa, Presidente! V.Exa. sempre demonstrou compromisso com a causa.
oculta