![]() |
|
O SR. MARCOS ROGÉRIO (PDT-RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobre Deputado Amauri Teixeira, Sras. e Srs. Deputados, amanhã será um dia importante para o PDT. Na nossa Convenção Nacional, que acontecerá em Luziânia, aqui próximo a Brasília, nós renovaremos o nosso compromisso com a educação, o nosso desafio de construirmos uma previdência segura e justa para o trabalhador, a nossa missão de defender e assegurar a soberania nacional e o nosso compromisso intransigente com o trabalhismo brasileiro.
Essas são bandeiras caras para o PDT. Não se trata de temas de retórica, mas de verdadeira doutrina e de prática. Foi com base nesses valores inegociáveis que nos posicionamos contra o FUNPRESP, o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público, e contra a flexibilização da CLT, com perdas de direitos do trabalhador. Por outro lado, com a mesma ênfase, fomos favoráveis ao fim do fator previdenciário e, conscientes do papel fundamental da educação na formação de uma sociedade soberana, defendemos com toda a força a aprovação, no Plano Nacional de Educação, da destinação de 10% do PIB para a educação. Aliás, essa constitui a nossa principal bandeira, pelo simples fato de que nenhum país consegue um mínimo grau de desenvolvimento sem um programa orgânico, sério, de investimento real na educação.
Essas não são posições estranhas para o Brasil, muito menos para o Governo. Todos sabem dos compromissos do PDT. Somos da base do Governo Dilma, queremos e vamos continuar ajudando a Presidente fazer o melhor pelo País, o que não significa, obviamente, silenciarmos contra aquilo que contraria ou afronta nossos ideiais maiores.
O PDT é um partido histórico, com bandeiras bem definidas, e contribui decisivamente para a construção de um Brasil melhor. Como sonhavam nossos grandes líderes Leonel Brizola, Jango, Darcy Ribeiro e tantos outros, continuamos com os mesmos ideais, com os mesmos objetivos. Embora os protagonistas da história atual sejam outros, não perdemos e não perderemos jamais a nossa identidade.
Sim, o Brasil e a Presidente Dilma Rousseff podem contar conosco. Ajudamos a eleger esse Governo e temos responsabilidade por ele. E aproveito para saudar aqui o novo Ministro do Trabalho e Emprego DR. Manoel Dias, nosso Secretário-Geral do PDT, um homem preparado para o cargo, que conhece o Brasil e fará, sem sombra de dúvida, uma grande gestão à frente daquela Pasta.
Aliás, Sr. Presidente, quero homenagear aqui a Presidente Dilma Rousseff, a nossa Presidente da República, pela escolha acertada do nome de Manoel Dias. Ele é respeitado pela bancada, pelo partido, no Brasil inteiro, por nossas lideranças, por razões como essas, além da sua história pessoal de luta, de trabalho e de muito sucesso por onde passou. Não tenho dúvida alguma de que será um grande do Ministro do Trabalho e Emprego, será um Ministro de grandes realizações, levando formação de mão-de-obra e promovendo meios para a criação de novos postos de trabalho.
O Brasil precisa, e o PDT vai fazer a sua parte. Por isso, Sr. Presidente, amanhã será um dia importante para o nosso partido, um dia de reafirmação da nossa liderança nacional, da nossa bancada, da nossa participação no Governo, do nosso compromisso com o Brasil melhor.
Muito obrigado, Sr. Presidente.