CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 029.1.54.O Hora: 15h40 Fase: PE
  Data: 02/03/2011

Sumário

Participação das mulheres em importantes cargos públicos no País. Combate às discriminações e à violência contra a mulher no Brasil. Transcurso do Dia Internacional da Mulher. Saudações às mulheres brasileiras, em especial à mãe do orador.

O SR. EDUARDO DA FONTE (PP-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, estamos num momento especial. Pela primeira vez, temos uma mulher na Mesa Diretora da Câmara. Pela primeira vez, o Brasil tem no comando uma mulher, na Presidência da República. Que elas sirvam de exemplo para todas as outras de que é possível vencer como profissional, talvez o maior desafio hoje para as mulheres. Mas há outros: a dupla jornada, no emprego e em casa, a submissão e a violência, que ainda atinge muitas delas. Mas há avanços. No Brasil temos a Lei Maria da Penha, que ainda precisa se consolidar, a fim de proteger todas as mulheres. A independência feminina não pode ser uma concessão dos homens, mas uma conquista das próprias mulheres. O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é um marco, uma lembrança de que todos dependem da sensibilidade e da força feminina. A sociedade melhorou e muito a partir do instante em que a mulher passou a ter uma posição ativa em sua comunidade.
A sociedade avança quando a mulher assume seu lugar de direito e se torna autora de sua própria história. Essa mudança pode ser ainda mais importante em localidades do Nordeste, onde a participação das mulheres na política, no mercado de trabalho, tem um vasto campo para crescer. Minha homenagem a todas as mães e em especial a minha mãe, D. Celina, que consegue reunir a intensidade dos que não fraquejam com a ternura feminina. Um exemplo a ser seguido por outras mulheres. Destaco ainda a força da mulher pernambucana, guerreira, lutadora, que não abaixa a cabeça diante das dificuldades do cotidiano e luta para garantir uma vida melhor para sua família, para seus filhos.
Uma frase da escritora Clarice Lispector pode servir de inspiração às mulheres: "(...) o futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido". Parabéns a todas as mulheres.
Obrigado, Sr. Presidente.



MULHER, PARTICIPAÇÃO, CARGO, COMANDO, VIOLÊNCIA, LEI MARIA DA PENHA, PROTEÇÃO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, DONA CELINA, MÃE, ORADOR, HOMENAGEM.
oculta