CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 009.2.55.O Hora: 12:28 Fase: OD
Orador: ALEXANDRE VALLE, PMB-RJ Data: 18/02/2016

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO
O SR. ALEXANDRE VALLE
(PMB-RJ. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com elevada satisfação que subo à tribuna para informar que, em meio à recessão que atinge a todos os setores da economia brasileira, inclusive a indústria naval, uma boa notícia é proporcionada pelo Governo Federal. O Ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, assinou na terça-feira, dia 16 de fevereiro, a outorga do Terminal Portuário da NUCLEP, localizado em Itaguaí, Rio de Janeiro.
Parabenizo o Ministro pela medida, de suma importância para o crescimento do Terminal, como também para o desenvolvimento socioeconômico de Itaguaí. Parabenizo também a toda a Diretoria da NUCLEP, representada pelo Presidente Jaime Cardoso, que com muito profissionalismo e planejamento cumpriu as exigências legais para requerer a outorga, assegurando assim o reconhecimento do Governo Federal.
Há anos a NUCLEP pleiteava essa outorga. Agora, as peças produzidas no parque industrial de Itaguaí poderão ser escoadas através de balsas no próprio Terminal Portuário da NUCLEP, o que certamente representará economia para a empresa, responsável pela construção de equipamentos de reposição das usinas de Angra 1 e 2, como também pelos cascos para submarino da Marinha.
Como único representante de Itaguaí no Congresso Nacional, fico especialmente feliz
, porque a outorga assegura a oportunidade de o Terminal Portuário gerar mais empregos, criar novas oportunidades de trabalho. O fortalecimento do Porto da NUCLEP em muito contribuirá para reaquecer o mercado de trabalho da indústria naval na região, fundamental diante do atual cenário, pois sabemos das demissões ocorridas em estaleiros e demais empresas ligadas ao setor marítimo.
A concessão da outorga permitirá à NUCLEP firmar parcerias, além de promover o arrendamento de áreas do Porto. Um plano de negócios poderá ser estruturado e desenvolvido, visando fomentar a fixação de empresas, sobretudo do setor offshore.
Foi com muita satisfação também que ouvi do Ministro Helder Barbalho o compromisso de promover ainda este ano a licitação da área do meio do Porto de Itaguaí, mais uma iniciativa que permitirá a expansão da Zona de Apoio Logístico e a geração de empregos.
Sras. e Srs. Deputados, o
Porto é um dos principais propulsores das atividades econômicas de Itaguaí e demais Municípios da Costa Verde fluminense. Com as devidas reformas estruturais e a tão esperada licitação, é possível potencializar o Porto de Itaguaí, para que seja referência no Atlântico Sul.
A licitação da área do meio do Porto de Itaguaí foi uma das metas que estabeleci quando assumi no mandato. Desde então venho realizando todas as ações possíveis à atividade parlamentar para contribuir para a retomada do crescimento da indústria naval brasileira, em especial a de Itaguaí, cidade na qual resido e que muito amo.
M
uito obrigado pela atenção de todos.