CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 001.1.54.O Hora: 14h57 Fase: PE
  Data: 03/02/2011

Sumário

Realização da 13ª Itaipu Rural Show e do 16º Campo Demonstrativo Alfa, respectivamente, nos Municípios de Pinhalzinho e Chapecó, Estado de Santa Catarina.

O SR. CELSO MALDANER (Bloco/PMDB-SC. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidenta, Deputada Rose de Freitas, em primeiro lugar, gostaria de cumprimentá-la.
Sras. e Srs. Deputados, a Cooperativa Regional Itaipu realizou, em Pinhalzinho, Santa Catarina, entre 26 e 29 de janeiro, a 13ª edição do Itaipu Rural Show, a maior exposição-feira de difusão tecnológica do agronegócio.
Com satisfação, venho a esta tribuna agradecer, em especial, ao Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, por prestigiar o Estado de Santa Catarina e essa grandiosa feira. É a primeira vez em 13 anos que um Ministro comparece a um evento dessa natureza.
Numa faculdade a céu aberto, mais de 200 empresas reuniram-se para expor os últimos avanços da tecnologia nos setores da agricultura e agropecuária.
A cada ano, o Itaipu Rural Show mostra aos participantes a evolução das novas tecnologias para maior eficiência e resultados na atividade do agronegócio de forma sustentada.
Voltada ao pequeno e médio produtor rural, a feira reuniu mais de 40 mil visitantes no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias Cooper Itaipu. Com o slogan A evolução do agronegócio passa por aqui, a feira atraiu ainda mais de 200 caravanas formadas por empresários rurais oriundos dos três Estados do Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
A feira mostrou e ofereceu o que existe de melhor no mundo em tecnologia aplicada para melhorias da produtividade na agricultura e na indústria de alimentos, desde o plantio do milho até a produção de leite.
Na ocasião, na condição de Deputado Federal, reafirmei o compromisso com o setor produtivo e com os agricultores de promover as mudanças no Código Florestal. A agricultura catarinense e do sul do Brasil tem urgência na aprovação de novas regras, mais justas, viáveis, realizáveis e possíveis de ser cumpridas.
O Itaipu Rural Show é um incentivo ao homem do campo, uma demonstração de que a agricultura continua forte, imprescindível e sendo a responsável pelo crescimento do País. No entanto, os agricultores, empreendedores e empresários rurais aguardam o retorno de seu trabalho com leis adequadas.
Nosso agradecimento ao Ministério da Agricultura, que auxiliou na realização do evento com recursos na ordem de 100 mil reais, e nossos cumprimentos à equipe da Cooperativa Regional Itaipu, capitaneada pelo Presidente Arno Pandolfo, pela realização de mais este grande show rural.
E é importante destacar também que um estudo britânico, realizado por mais de 400 cientistas, num trabalho de 2 anos, demonstrou em 35 países que cada vez mais a nanotecnologia, a clonagem e a inovação tecnológica são importantes. Segundo o estudo, daqui a 20 anos haverá 8,3 bilhões de pessoas e vamos ter necessidade de aumentar, nas próximas 2 décadas, no mínimo, em 40% a produção de alimentos, em 30% a água potável e em 50% a energia.
Então, essas tecnologias são cada vez mais importantes para agregar valor na agricultura brasileira.
Gostaria de registrar também, Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, que a Cooperativa Agroindustrial Alfa realiza de hoje até o dia 4 de fevereiro a 16ª edição do CDA - Campo Demonstrativo Alfa, em Linha Tomazelli, Chapecó. O tema do CDA 2011 será: Perceber detalhes ? agir ? colher.
Os 70 mil metros quadrados do CDA em Linha Tomazelli se tornam um verdadeiro campo do conhecimento agropecuário. O evento é apoiado pelo SESCOOP, SICOOB/MAXICRÉDITO e SENAR.
O Campo Demonstrativo estará organizado em setores. Na parte agrícola, um dos assuntos a serem tratados é o projeto FERTIALFA de agricultura de precisão, voltado para pequenas e médias propriedades rurais, características do Estado de Santa Catarina.
O CDA é um local para novas tecnologias. Em novembro de 2010, a CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança liberou dois novos híbridos de milho transgênicos, um resistente a insetos e tolerante a glifosato e outro também resistente a insetos e tolerante a herbicidas. Esses materiais já estarão disponíveis no CDA para avaliação dos agricultores.
Outras novas variedades de milho e soja chamarão a atenção do público. Da mesma forma, a SEMEALFA Sementes apresentará lançamentos em variedades de soja e feijão. A EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apresentará pesquisas nas culturas de feijão, mandioca, batata doce e milho. Já a EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina tratará de cobertura de solos e milho.
No CDA 2011, um estande tratará da regulagem básica de colheitadeiras. O objetivo da Alfa é incentivar a prática para a diminuição de perdas durante a colheita e estimular a participação dos agricultores em treinamentos sobre o assunto, promovidos pela cooperativa durante o ano. Peças de colheitadeiras serão exteriorizadas para facilitar a compreensão. A tendência, na agricultura, é de especialização dos trabalhos.
São atividades de extrema responsabilidade, pois se trata da produção de alimentos. Dessa forma, o CDA vai cuidar dos detalhes na utilização de equipamentos agrícolas, insumos, na execução do plantio, no manejo da cultura e da colheita.
A bovinocultura leiteira, atividade que mais gera renda nas pequenas propriedades rurais de Santa Catarina vem ganhando cada vez mais espaço no CDA. Para o setor serão realizadas diariamente no CDA Chapecó avaliações de animais nos moldes dos clubes da bezerra. O CDA Chapecó ainda vai mostrar, em seis estandes exclusivos, etapas congregadas de sistemas produtivos ambientalmente corretos, através das estações.
Quero parabenizar a COOPERALFA por mais este evento voltado para o avanço tecnológico da agricultura e principalmente para a melhoria da produtividade e aumento de renda dos empreendedores rurais.
Muito obrigado.



EXPOSIÇÃO AGRÍCOLA, ITAIPU RURAL SHOW, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, AGRONEGÓCIO, MUNICÍPIO, PINHALZINHO, SC, REALIZAÇÃO, WAGNER ROSSI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PRESENÇA. FEIRA AGROPECUÁRIA, CAMPO DEMONSTRATIVO ALFA, MUNICÍPIO, CHAPECÓ, SC, REALIZAÇÃO.
oculta