CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 393.1.55.O Hora: 16:50 Fase: GE
Orador: GILBERTO NASCIMENTO Data: 15/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Mauro Pereira) - Vou passar a palavra ao Deputado Gilberto Nascimento, do PSC de São Paulo.
O SR. GILBERTO NASCIMENTO (Bloco/PSC-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres Sras. e Srs. Deputados, o que nós estamos assistindo é um Brasil que deixou de crescer, um Brasil que está patinando no dia a dia, um Brasil em que os brasileiros estão perdendo a esperança.
Os nossos jovens estão sem projetos. O Brasil precisaria crescer pelo menos de 2% a 2,5% ao ano, Sr. Deputado Mauro Pereira, para que nos pudéssemos criar empregos, porque 1,5 milhão de jovens chegam ao mercado de trabalho anualmente. Mas, infelizmente, essas vagas não estão sendo abertas e, do outro lado, uma vaga se fecha a cada 7 segundos.
O que nós estamos vendo, portanto, é o nosso País parar. O Brasil não tem mais como sobreviver. Eu já disse isso aqui e vou repetir mais uma vez: metade das lojas nas ruas comerciais da cidade está para vender; a outra metade, para alugar. Nós não temos mais o que fazer!
O que fazer então? O País paga juros estratosféricos. O Governo paga, nos títulos da dívida pública, 14,8% por mês. As pessoas estão pagando 400% no cartão de crédito, 360% no cheque especial. Aonde vamos chegar num país em que só os banqueiros ganham dinheiro?
Essa situação não pode continuar assim. Há necessidade de uma retrospectiva, de mais um projeto à frente do Governo para dizer o seguinte: vamos mudar esse quadro e vamos fazer o País voltar a crescer, porque, do jeito que se está vivendo, nós não vamos sobreviver por muito tempo.
Muito obrigado e uma boa tarde.
O SR. PRESIDENTE (Mauro Pereira) - Muito obrigado, Deputado Gilberto Nascimento.