CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 393.1.55.O Hora: 16:02 Fase: GE
Orador: CHICO LOPES Data: 15/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Mauro Pereira) - Passo a palavra ao Deputado Chico Lopes, do PCdoB do Ceará. Em seguida, terá a palavra o Deputado Silas Freire.
O SR. CHICO LOPES (PCdoB-CE. Pela ordem. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero me juntar àqueles que estão agradecendo ao Papa Chico, ao Papa Francisco: depois de 9 anos de luta, houve a reabilitação do sacerdócio do Padre Cícero Romão Batista, conhecido carinhosamente como Padim Ciço.
Vários escritores, tanto os que são contra como os a favor, ressaltam o papel importante que o Padre Cícero teve em Juazeiro. Juazeiro hoje é uma das maiores cidades do Ceará que tem faculdades. Tem duas faculdades federais, uma estadual, sem contar com várias faculdades privadas. Juazeiro é a único Município do Ceará que não tem zona rural, porque é uma cidade que tem indústria e agricultura. E por conta de quê? Por conta da fé, do respeito que o Padre Cícero colocou naquela região.
Há uma tela na Câmara Municipal que retrata muito bem o Padre Cícero pacificando os coronéis da época, juntamente com os interessados na terra, que eram os camponeses, os matutos, como nós os chamamos no Nordeste.
Portanto, o Papa Chico dá uma boa contribuição para todos nós do Nordeste, particularmente do Ceará e do Juazeiro.
Lira Neto é quem melhor escreve sobre Padre Cícero, em uma análise mais profunda. Havia pessoas contra ele, inclusive padres. Mas, no final, Padre Cícero será um santo do povo, mesmo que não o seja para a Igreja.
O SR. PRESIDENTE (Mauro Pereira) - Muito obrigado, Deputado Chico Lopes, do PCdoB do Ceará.