CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 393.1.55.O Hora: 15:54 Fase: GE
Orador: POMPEO DE MATTOS Data: 15/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Mauro Pereira) - Passo a palavra agora para o Deputado Pompeo de Mattos, do PDT do Rio Grande do Sul, grande gaúcho, que nos orgulha.
O SR. POMPEO DE MATTOS (PDT-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Deputado Mauro Pereira, da nossa linda e bela cidade de Caxias do Sul.
Honra-me muito a oportunidade de, no microfone de apartes desta Casa, dizer que há dias vimos tratando da questão do orçamento na Comissão de Orçamento, da qual sou membro, em nome do PDT, e hoje, Presidente, eu trago a preocupação que todos nós temos relativamente à manutenção do repasse de recursos para o nosso Estado.
Já houve uma briga muito grande para mantermos a verba para a conclusão da obra na BR-448, que tem lá seus problemas. Fala-se até que pode ter havido superfaturamento. A estrada não ficou como gostaríamos que ficasse. Nós vamos acompanhar o parecer do Tribunal de Contas da União, que aponta defeitos na rodovia e desvio de recursos da obra. Mas aminha preocupação é maior do que essa, porque estão encerrados os repasses para a obra da BR-448. A questão agora é de fiscalização e de conferência da regularidade desse repasse.
A preocupação que eu tenho, Presidente, é em relação à Ponte do Guaíba. Nós temos uma ponte sendo construída, a segunda ponte, uma ponte importante, que desafoga Porto Alegre, que desafoga a Região Metropolitana, que liga a parte sul à parte norte, enfim, que garante a mobilidade de que o Rio Grande precisa, de que a capital precisa. Sr. Presidente, nós queremos garantir — e estou trabalhando para isso — que não faltem os recursos no Orçamento para essa obra, para que ela não seja paralisada, não tenha a velocidade de construção diminuída.
Nós precisamos que essa obra seja concluída, sem paralisações, porque o Rio Grande tem direito a ela. Os gaúchos da Região Metropolitana de Porto Alegre precisam dessa obra, precisam dessa mobilidade, fundamental para o desenvolvimento do Estado e para o acesso ao Porto de Rio Grande. As obras da Ponte do Guaíba não podem parar. Esse é o meu trabalho na Comissão.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Mauro Pereira) - Muito obrigado. Parabéns, Deputado Pompeo de Mattos.