CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 393.1.55.O Hora: 14:08 Fase: PE
Orador: BENEDITA DA SILVA Data: 15/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Com a palavra a Deputada Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro.
A SRA. BENEDITA DA SILVA (PT-RJ. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, peço a V.Exa. considere lido e divulgue pronunciamento que faço nos meios de comunicação da Casa.
Muitas coisas positivas merecem ser ditas no aniversário da Presidente Dilma, como confiança, respeito, admiração e carinho que temos pelo nossa Presidenta. Prefiro, no entanto, destacar um ponto que, a meu ver, explica todos os demais. A Presidente Dilma tem enfrentado enormes pressões políticas, o que pouquíssimos governantes, em nossa história, enfrentaram. E ela resiste a todas, continuando firme, de pé, pronta para derrotar a próxima investida dos inimigos da democracia e do povo brasileiro. Em momentos assim, de grandes ameaças e desafios, é que as pessoas revelam verdadeiramente quem são.
Sr. Presidente, a Presidenta Dilma representa muito para nós mulheres. Muito mais do que nos representar, você, Presidenta Dilma, nos orgulha e nos encoraja a ser mais fortes.
Feliz aniversário!
Muita fé e muita garra para essa próxima luta!
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, nobre Deputada.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELA ORADORA
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, muitas coisas positivas merecem ser ditas no aniversário da Presidenta Dilma, como a confiança, o respeito, a admiração e o carinho que temos pela nossa Presidenta. Prefiro, no entanto, destacar um ponto que, a meu ver, explica todos os demais. A Presidenta Dilma tem enfrentado enormes pressões políticas que pouquíssimos governantes, em nossa história, têm enfrentado. E ela resiste a todas, continuando firmemente de pé, pronta para derrotar a próxima investida dos inimigos da democracia e do povo brasileiro.
São em momentos assim, de grandes ameaças e desafios, que as pessoas revelam verdadeiramente quem são. Desde jovem, na luta contra a ditadura e até o momento presente, Dilma tem demonstrado o mesmo caráter: de muita coragem pessoal, de reconhecida honestidade e de fidelidade aos princípios da justiça social e da democracia. Homens e mulheres a respeitam, mas somos nós, as mulheres, que mais nos identificamos e reconhecemos o quanto ela representa para a nossa luta contra a discriminação, contra a violência machista, por mais direitos e pela igualdade de gênero.
Muito mais do que nos representar, você, Presidenta Dilma, nos orgulha e nos encoraja a ser mais fortes.
Feliz aniversário!