CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 393.1.55.O Hora: 18:42 Fase: OD
Orador: JEFFERSON CAMPOS Data: 15/12/2015


O SR. JEFFERSON CAMPOS
(Bloco/PSD-SP. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, em meio a tantas desgraças e más notícias, é gratificante escrever sobre uma iniciativa que merece ser compartilhada.
A autora da frase: Oi, eu sou Sophia, tenho 9 anos e irei ajudar os refugiados sírios, uma pernambucana bastante madura para a idade, decidiu fazer o que estava em seu alcance para ajudar o próximo reunindo seus melhores desenhos para fazer uma exposição e um leilão afim de reverter os lucros para a causa.
A garota começou a pensar em uma maneira de ajudar, há 3 meses, no momento em que viu a foto de uma criança que tentava cruzar o Mar Mediterrâneo para chegar ao Continente europeu. Imediatamente se identificou imaginando que poderia ser ela no lugar da criança.
Começou com um desenho
, mas estabeleceu para si mesma a meta de chegar a 45 até o dia da exposição, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro.
Sophia Maia cursa o quarto ano do ensino fundamental em um colégio particular no Recife, além de aulas de inglês, dança e atividades da escola. Enquanto ela tem a chance de fazer tantas coisas
, o fato de outras ainda lutarem pela vida é algo que pondera.
Considerando que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 2011, cerca de 240 mil sírios foram mortos na guerra da Síria, sendo 12 mil crianças da mesma idade ou menores que Sophia e, somente por causa da invasão na Europa, passou-se a dar importância ao fato, é surpreendente que uma criança tenha decidido tomar uma atitude. Afinal, somente em 2015, mais de 800 mil pessoas tentaram chegar à Europa e outros países, alguns conseguindo desembarcar aqui.
Após a exposição, chamada Imaginário, e leilão, Sophia pretende, com seus próprios recursos, ir até São Paulo e entregar o dinheiro pessoalmente aos sírios atendidos pela ONG Instituto de Reintegração do Refugiado
, que é uma das principais no atendimento aos sírios no Brasil. Cada obra deverá custar 150 reais.
Sinto-me orgulhoso por ela, por sua iniciativa
, e acho que atitudes como esta merecem ser amplamente divulgadas.
Solicito, Sr. Presidente, que meu pronunciamento seja divulgado nos meios de Comunicação da Casa e no programa A Voz do Brasil
.
Muito obrigado.