CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 393.1.55.O Hora: 14:18 Fase: PE
Orador: JOÃO DANIEL Data: 15/12/2015



O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Concedo a palavra ao Deputado João Daniel, do PT de Sergipe.
O SR. JOÃO DANIEL (PT-SE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, solicito que o meu pronunciamento seja dado como lido e divulgado nos órgãos de comunicação da Casa e no programa A Voz do Brasil.
Sr. Presidente, tivemos o prazer, na última quinta-feira, de estar, no final da tarde, junto com o Governador Jackson Barreto, no ato de assinatura da ordem de serviço do terminal pesqueiro,sonho dos pescadores do Estado de Sergipe, em especial da Grande Aracaju.
Trata-se de uma obra de parceria entre o Governo do Estado de Sergipe e o Governo da Presidenta Dilma, com investimento de 14 milhões de reais, que vai ajudar em especial os pescadores, as pescadoras, as marisqueiras e a economia da nossa capital, da Grande Aracaju e do Estado de Sergipe. Foi um grande ato, que contou com participação da sociedade civil, dos secretários e do Governador.
Parabéns ao Governo Federal e ao Governo de Sergipe por essa importante obra!
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Eu que agradeço, nobre Deputado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, gostaríamos de utilizar a tribuna nesta ocasião para registrar que tivemos a honra de acompanhar, na tarde da última quinta-feira, dia 10 de dezembro, em Sergipe, a assinatura da ordem de serviço, pelo Governador Jackson Barreto, para a construção do Terminal Pesqueiro Público de Aracaju.
O ato foi realizado ao lado do antigo entreposto situado na Avenida Otoniel Dórea, em frente ao Mercado Antônio Franco, e contou com a presença de centenas de marisqueiras, pescadores e armadores de barcos de pesca das 27 colônias de pescadores de Sergipe.
O terminal, com conclusão prevista para daqui a 1 ano, está orçado em R$14 milhões, ocupará uma área de 1.256 metros quadrados e contará com duas câmaras frigoríficas, um silo de gelo, depósitos para caixas sujas e limpas, auditório, refeitório e elevador para acessibilidade.
Trata-se da realização de um antigo sonho dos pescadores e donos de barcos sergipanos, que se mobilizaram e lutaram para conseguir os recursos necessários para a obra, viabilizada a partir de uma emenda do companheiro Iran Barbosa, do Partido dos Trabalhadores, quando foi Deputado Federal, em 2007, e complementada com recursos de um convênio com o Governo Federal no valor de R$7 milhões, conseguido pelo Governador Jackson Barreto.
Num futuro próximo, os pescadores poderão contar com fábrica de gelo e local específico para descarregar e escoar seus produtos dentro das normas de higiene e das exigências da vigilância sanitária, garantindo mais credibilidade em relação aos consumidores e gerando emprego e renda.
Muito obrigado.