CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 17:12 Fase: GE
Orador: RAQUEL MUNIZ Data: 09/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento) - Com a palavra a Deputada Raquel Muniz, de Minas Gerais.
A SRA. RAQUEL MUNIZ (Bloco/PSC-MG. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente Gilberto Nascimento, meu colega de partido, o PSC, estou aqui hoje para fazer um convite a V.Exa. e aos demaisDeputados e Deputadas. Amanhã, no Píer 21, haverá a sessão de pré-lançamento do filme As Sufragistas, que conta a história das mulheres que lutaram pelo direito de votar, uma produção hollywoodiana com Meryl Streep. Conto com a presença de todos, amanhã, às 9 horas da manhã.
Na juventude, quando eu estudava História, conheci a história dessas mulheres, que lutaram para que hoje pudéssemos votar. Nelas me inspirei para chegar àCâmara Federal. E como elas, que foram para as ruas vestidas de terno e gravata, escolhi o terno e gravata como vestimenta para comparecer às reuniões do Congresso e assim simbolizar essa luta e, mais do que isso, continuar na luta, junto com as demais Deputadas desta Casa, por mais espaço para as mulheres nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas e aqui, na Câmara Federal.
A sessão de cinema amanhã será uma oportunidade de conhecer a história dessas importantes mulheres, que trabalhavam mais de 16 horas por dia nas indústrias e queriam muito ter o direito de votar. Por isso foram chamadas de sufragistas.
Sr. Presidente, peço a V.Exa. que faça divulgar nos meios de comunicação desta Casa a íntegra do pronunciamento que encaminho à Mesa, sobre o filme As Sufragistas e também sobre reunião que acabamos de ter com a Ministra Kátia Abreu e as bancadas do Nordeste e do norte de Minas Gerais, representada por mim. A Ministra Kátia recebeu a nossa reivindicação relacionada à dívida dos produtores rurais do Nordeste brasileiro e da região do Semiárido do norte de Minas.
Quero que V.Exas. saibam que a Ministra Kátia vai anunciar, daqui a uma semana, junto com o Ministro Levy, uma importante solução para esses produtores e agricultores, que, efetivamente, mantêm o Brasil de pé. O Brasil inteiro precisa saber desse importante presente que vai receber de Natal.
Sras. e Srs. Deputados, desejo a V.Exas. uma sessão bem bacana amanhã. Sr. Presidente Deputado Gilberto Nascimento, convido V.Exa. e sua esposa, que está aqui presente, a estar no Píer 21 conosco amanhã, às 9 horas da manhã, assistindo ao filme As Sufragistas.
Muito obrigada.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELA ORADORA

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero convidar a todos para o lançamento, amanhã, às 9 horas, do filme As Sufragistas. Sufragistas foram as mulheres que, no inicio do século passado, lutaram bravamente para que nós mulheres tivéssemos direito ao voto. Vestidas de terno e gravata, elas enfrentaram a sociedade machista e conquistaram este importante direito. Se hoje estamos aqui, devemos isso, em parte, a elas.
Foram elas que me inspiraram a buscar mais espaço para as mulheres no cenário político. Também inspirada nelas decidi usar o terno e a gravata como vestimenta aqui neste Parlamento.
Por isso, em nome da minha história com as sufragistas, eu gostaria de contar com a presença de todos vocês amanhã, no lançamento do filme.
Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para falar da importante reunião que tivemos hoje com a Ministra Kátia e a bancada do Nordeste e do norte de Minas, representado por mim. A Ministra Kátia recebeu a nossa reivindicação relacionada à divida dos produtores do Nordeste brasileiro e do Semiárido do norte de Minas. Quero que todos saibam a posição da Ministra Kátia em relação à questão.
A Ministra, juntamente com o Ministro Levy, deve anunciar na próxima semana uma solução para estes produtores rurais, que, efetivamente, mantêm o Brasil de pé. A Ministra vai garantir uma Natal mais tranquilo para os produtores, e este é o melhor presente que eles poderiam ganhar neste final de ano.
Para encerrar, Sr. Presidente, eu gostaria de reforçar o convite para o lançamento do filme As Sufragistas, amanhã, às 9 horas, no Cinemark no Píer 21. Conto com todos lá!
Obrigada.