CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 16:48 Fase: GE
Orador: CABO SABINO Data: 09/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento) - Então, agora vamos ao Ceará. Com a palavra o Deputado Cabo Sabino.
O SR. CABO SABINO (Bloco/PR-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu venho hoje a esta tribuna para atender ao apelo de companheiros da Polícia Militar do Estado da Paraíba.
Alguns companheiros nossos de lá, inclusive o Sargento Robson Xavier, que é um amigo, um irmão, a quem conheço há muito tempo, encamparam uma luta para que os militares estaduais não permanecessem fazendo custódia de presos nos hospitais, porque isso traz um prejuízo à população, tanto no Estado da Paraíba quanto no meu Estado do Ceará, no Piauí, em qualquer Estado que seja.
Muitas vezes, Sras. e Srs. Deputados, acreditem, dentro de um grande hospital público, encontram-se 40, 50, 60 até 70 policiais dentro das unidades, fazendo segurança de presos que estão sob custódia. E isso não éde forma alguma atribuição da Polícia Militar. Isso é, sim, atribuição dos agentes penitenciários. Mas a Polícia é como Bombril, é utilizada para tudo, serve para tudo, e, infelizmente, étratada dessa forma. Bom seria se fosse valorizada em seus salários e em suas ascensões profissionais neste País.
No Estado da Paraíba, o Sargento Robson Xavier encampou uma luta nesse sentido e buscou o apoio do Ministério Público, que entendeu que a lide era justa e determinou que o Comandante-Geral da Polícia da Paraíba retirasse os policiais militares dessa função e os colocasse nas ruas, fazendo a segurança da população, e que a custódia de presos deveria ser feita pelos agentes prisionais.
O Secretário de Segurança Pública, não contente, mandou punir o Sargento Xavier e outros policiais militares e ainda desobedeceu a orientação do Ministério Público daquele Estado, ao determinar que os policiais voltassem a fazer a guarda dos presos sob custódia.
Eu pergunto ao Secretário de Segurança Pública da Paraíba: qual o ganho para a população? Qual o prazer em punir policiais que denunciaram um fato que prejudicava a população? Com a punição desses policiais, resolveu-se o problema? Com a punição desses policiais, o Secretário de Segurança conseguiu reduzir os índices de criminalidade na Paraíba?
Faça-me o favor, Sr. Secretário, aprenda a trabalhar e a respeitar quem trabalha nas ruas, que são os verdadeiros policiais, que estão morrendo todos os dias e controlando a criminalidade, muitas vezes, enquanto o senhor estádormindo na sua cama O senhor tem que olhar com respeito para esses homens e mulheres que fazem a segurança do seu Estado! Enquanto o senhor está dormindo, eles estão trabalhando.
Quer resolver o problema? Respeite a polícia!