CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 16:18 Fase: GE
Orador: GEOVANIA DE SÁ Data: 09/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento) - Depois de termos ouvido o representante do povo do Ceará, vamos conceder a palavra à Deputada Geovania de Sá, de Santa Catarina, que a havia solicitado antes.
Informo à Deputada Geovania de Sá que S.Exa. é a quinta inscrita. Se S.Exa. quiser aguardar um pouquinho, poderáusar a tribuna desta Casa e falar por um tempo maior. Mas, se S.Exa. quiser falar agora, o tempo está à sua disposição.
A SRA. GEOVANIA DE SÁ (PSDB-SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Muitoobrigada, Sr. Presidente, pela compreensão.
Eu gostaria de registrar que, hoje, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público — CTASP, foi aprovado o meu Projeto de Lei nº 2.105, de 2015, protocolado nesta Casa no início do ano, que trata do programa Bolsa Família, para criar mais uma condicionalidade. Ou seja, além de saúde e educação, as famílias também terão que buscar a qualificação profissional e sua inserção no mercado de trabalho. Para que isso? Para tirar a dependência de um programa de transferência de renda, dando a essas famílias maior autonomia, para que não fiquem dependentes do Governo.
Em 2003, eram 3 milhões e 600 mil famílias assistidas; hoje, são 14 milhões de famílias. Ou seja, quase um quarto da população brasileira depende desse programa. O programa, ao invés de ser minimizado, está crescendo cada vez mais.
Nós precisamos reduzi-lo, e será com medidas como a prevista nesse projeto de lei que nós conseguiremos isso.
Obrigada, Sr. Presidente.