CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 15:10 Fase: PE
Orador: ARNALDO JORDY Data: 09/12/2015



O SR. PRESIDENTE (Alberto Fraga) - Vou conceder a palavra ao Deputado Silas Freire. Antes, porém, passo a palavra ao Deputado Arnaldo Jordy e, em seguida, ao Deputado Chico Lopes, que disporão de 1 minuto.
O SR. ARNALDO JORDY (PPS-PA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero agradecer a V.Exa. e aos Deputados inscritos no Grande Expediente por esta gentileza para que eu possa fazer dois brevíssimos registros.
Primeiro, informo que o Sr. Almires Martins Machado, da etnia guarani, Deputado Chico Lopes, defendeu a sua tese de doutorado no último dia 20 de novembro e tornou-se o primeiro indígena a receber o título de Doutor na Universidade Federal do Pará, com o trabalho denominado De Sonhos ao Oguatá Guassú em busca das Terras Isentas do Mal. Este foi o título da tese de doutorado do Sr. Almires Martins Machado, o primeiro indígena Doutor formado pela Universidade Federal do meu Estado.
Segundo, eu quero informar a esta Casa que o Relator do Conselho de Ética acabou de ser destituído pela Mesa Diretora da Casa e nomeado um novo Relator, o Deputado Zé Geraldo. Lamentavelmente, essas manobras começam a ficar insuportáveis nesse sistema protetivo ao Presidente da Casa, ainda Presidente Eduardo Cunha, que, mais uma vez, é objeto de denúncias de investigadores que veem a digital de Cunha em nove MPs que beneficiaram os bancos neste País.
Então, quero lamentar e fazer este registro, mais uma vez, dessa manobra protetiva àquele que já está tendo que prestar contas ao Ministério Público e à Justiça, o ainda Presidente Eduardo Cunha.