CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 14:50 Fase: PE
Orador: CARLOS MANATO Data: 09/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Alberto Fraga) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Carlos Manato.
O SR. CARLOS MANATO (SD-ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é com muito prazer e com muita honra que eu registro a criação do Instituto Samaritano,no Estado do Espírito Santo, cuja sede vai ser no Município de Vila Velha.
Quatro pastores de diversas denominações cristãs — Nilson Ladeira, João Segatto, Elias Araújo e Ailton Pinheiro — vêm fazendo trabalhos sociais ao longo de décadas e décadas da sua vida, ajudando os membros de suas igrejas e de suas comunidades. Eles prestam auxílio a pessoas que necessitam de uma palavra de conforto, de uma consulta médica, de uma cirurgia, de um exame laboratorial, de um advogado, de uma cesta básica, de uma orientação espiritual. Esses pastores, Presidente, são profissionais liberais e têm suas funções, seus trabalhos, seus empregos, suas rendas. Agora, eles resolveram se unir, independentemente de denominação religiosa, e oficializar o que têm feito voluntariamente, por meio da formação do Instituto Samaritano.
Foram feitas parcerias com outras pessoas que também querem ajudar. Eu, por exemplo, estou me colocando à disposição para ajudar o Instituto. As pessoas que frequentam as igrejas deles querem ajudar, querem colaborar. Há n médicos amigos deles que querem se disponibilizar a dar consultas naquele Instituto. Esses pastores farão a ligação entre a sociedade civil, os médicos e os órgãos que precisam de algo.
Eu quero deixar claro, Presidente, que esses pastores sabem que cada vez que fazemos um ato para ajudar o próximo, sem olhar a quem fazemos o bem, nós recebemos em troca as bênçãos de Deus.
Então, é nesse viés que eles criaram o Instituto Samaritano, que vai ser lançado agora, no dia 13. Eu desejo que várias pessoas, membros dessas igrejas e membros da comunidade inteira, venham para o Instituto. Venham colaborar, com o tempo que vocês tiverem, como voluntários! Às vezes, vocês têm um poder que vocês nem sabem calcular. Participem da forma que puderem, com o tempo que tiverem. Vamos ajudar!
Eu tenho certeza de que, pela sua formação, pelo seu início, pela forma como está sendo criado, com a presença de pessoas de bem, esse Instituto vai ser um sucesso e vai ajudar muitas pessoas.
Sr. Presidente, quantas pessoas precisam de uma orientação e não sabem nem onde procurá-la? Com certeza, ao chegarem ao Instituto Samaritano, elas vão ter sempre uma pessoa amiga e preparada para lhes ajudar.
Então, a vocês do Instituto Samaritano toda a minha admiração e o meu respeito. Podem contar com este Deputado, porque estarei presente dia a dia, colaborando com vocês.
Obrigado, Sr. Presidente.