CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 14:26 Fase: PE
Orador: DELEGADO ÉDER MAURO Data: 09/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Concedo a palavra o Deputado Delegado Éder Mauro.
O SR. DELEGADO ÉDER MAURO (Bloco/PSD-PA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Belém está fazendo 400 anos. Embora seja a metrópole da Amazônia, com quase 1,5 milhão de habitantes, nada tem a comemorar. Belém há décadas vive o caos, o drama e o desrespeito na saúde pública.
Em décadas e décadas, os Prefeitos que por lá passaram, inclusive o Prefeito atual, nada fizeram para programar, ampliar, estruturar e descentralizar o pronto-socorro municipal. Hoje, Belém possui um único pronto-socorro e um cubículo de saúde no Bairro do Guamá.
O pior é que, nesse único pronto-socorro, mesmo atrofiado, houve fiscalização do Estado. Pediram para que tomassem providências em função das péssimas condições estruturais, incluindo a instalação elétrica. Como não foram tomadas as providências, o pronto-socorro pegou fogo em junho deste ano, o que acarretou a morte de muitas pessoas.
Hoje, a população é atendida num cubículo localizado no Bairro do Guamá. As pessoas ficam jogadas em macas ou no chão. Não há a menor estrutura de atendimento. Em que pese aos profissionais da saúde, que dão toda a assistência, muitas vezes as pessoas morrerem por falta de condições estruturais do local.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, nobre Deputado.