CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 18:34 Fase: GE
Orador: IZALCI LUCAS Data: 09/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento) - Depois do Pará, vamos voltar aqui para Brasília, para ouvir o Deputado Izalci, a quem concedo a palavra. Em seguida, será a vez do Deputado Marcondes Gadelha.
O SR. IZALCI (PSDB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, eu não sei... Nós ficamos aqui ouvindo alguns discursos, e a mentira é repetida diversas vezes. Parece-me até que as pessoas já começam a acreditar na mentira.
Eu não vou falar do que foi dito na CPI da PETROBRAS pelos membros da Comissão, não. Vou repetir o que disse a Procuradoria e o que disse o Supremo.
O que aconteceu? O PSDB, em 8 anos de Governo,conseguiu aprovar o Plano Real — e vejam que houve inflação de 82% ao mês — e aprovou talvez a lei mais importante deste País, que é a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O que disse o Procurador, nas peças apresentadas, sobre o petrolão? Disse que, a partir de 2003 — isto está também em algumas delações premiadas e em depoimentos à na CPI —, quando o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o Governo, foi montada uma quadrilha para saquear os cofres públicos. A Procuradoria disse isso, e é o que nós percebemos.
Barusco também disse que, a partir de 2003, a corrupção passou a ser sistêmica, organizada, planejada, com a participação das empresas, dos Diretores da PETROBRAS e, evidentemente, do Partido dos Trabalhadores. Estão aí os tesoureiros do partido presos. Por que eles foram presos? Exatamente pela formação.
Quando se fala em golpe, eu lembro que as campanhas, desde2003, foram feitas com dinheiro da corrupção. Isso está muito claro. Vejam o depoimento do Ricardo Pessoa, vejam o depoimento dos empresários. As doações — entre aspas — foram movidas por coação. Os empresários foram coagidos a doar. As doações não foram espontâneas.
Portanto, não podem falar em democracia, não podem dizer que ganharam a eleição e que nós perdemos. Houve fralde eleitoral, sem contar as mentiras contadas e a demagogia. Estão aí os programas. Vejam o corte que houve no Orçamento de 2015.
Hoje nós concluímos a votação dos relatórios parciais na Comissão Mista de Orçamentos. Quando se analisa o orçamento da Educação, vê-se que ele étotalmente incompatível com o slogan, com o marketing deste Governo: Brasil, Pátria Educadora. Além do corte de 27% no Orçamento de 2015, que já foi cortado em relação ao de 2014, ainda vem mais um corte, de 1 bilhão e 300 milhões reais, além dos 27%. Ou seja, cortaram na carne principalmente da educação. Por isso as nossas escolas estão com 50% dos alunos de até 9 anos analfabetos e com 90% dos alunos do ensino médio sem saber português e matemática.
Dia 13 vamos à Esplanada,mostrar a este Governo a insatisfação do povo brasileiro: 70% quer Dilma fora!
Sr. Presidente, peço a V.Exa. que faça divulgar meu pronunciamento nos meios de comunicação da Casa, em especial no programa A Voz do Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento) - Atendendo ao pedido de V.Exa., nós daremos toda a divulgação ao seu pronunciamento nos órgãos de comunicação da Casa, inclusive no programa A Voz do Brasil.