CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 18:08 Fase: GE
Orador: WADSON RIBEIRO Data: 09/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento) - Concedo a palavra ao Deputado Wadson Ribeiro.
O SR. WADSON RIBEIRO (PCdoB-MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, venho aqui dizer que acabo de ser signatário, junto com alguns Deputados e partidos desta Casa, de uma representação junto à Procuradoria-Geral da República, pedindo o afastamento do Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Eduardo Cunha.
A cena a que ontem assistimos aqui neste plenário contribuiu para essa imagem ainda mais negativa do Congresso Nacional perante a maioria da população brasileira. Num tema como o de ontem, numa votação secreta, as manobras que foram feitas no sentido de inviabilizar o trabalho do Conselho de Ética e as denúncias que envolvem o Presidente da Câmara dão conta, Sr. Presidente, de que nós não temos condições de manter o funcionamento desta Casa tendo na Presidência o Deputado Eduardo Cunha.
Então, eu peço aos colegas e à sociedade brasileira que está assistindo àsessão total atenção, porque eu acho que o que está em jogo é a democracia brasileira, o que está jogo é a Constituição, o que está em jogo é o livre exercício do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
Portanto, de modo muito consciente, sou signatário dessa representação junto à Procuradoria-Geral da República que pede o afastamento do Presidente Eduardo Cunha em prol do funcionamento pleno, autônomo e livre da Câmara dos Deputados!
Muito obrigado, Sr. Presidente.