CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 17:40 Fase: GE
Orador: JOSÉ AIRTON FÉLIX CIRILO Data: 09/12/2015



:;Gravado por Silvia (5842) em 14/12/2015 10:25:33;:
O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento) - Concedo a palavra ao Deputado José Airton Cirilo, do PT do Ceará.
O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, tivemos hoje o primeiro lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Autores, do Livro, das Editoras e da Indústria Gráfica do Nordeste, algo muito importante para o nosso povo, principalmente para a nossa região nordestina.
Nós lutamos para que haja uma descentralização das ações do Ministério da Educação para que possamos fortalecer a cadeia produtiva dos livros, dos editores, dos autores, com a valorização da cultura regional. Só com um processo de descentralização, de forma a respeitar a proporcionalidade populacional da nossa região, iremos proporcionar oportunidades para os produtores culturais, as editoras, as gráficas e todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva do livro, sobretudo os que fomentam a leitura do nosso povo.
Essa Frente Parlamentar é coordenada pelo Deputado Odorico Monteiro e pela nossa Senadora Fátima Bezerra, e eu tenho o privilégio de ser o Secretário-Geral. Junto com a Câmara Brasileira do Livro, a Câmara Cearense do Livro e as de outros Estados da Federação, vamos lutar para garantir o direito da regionalização da produção da cadeia do livro em nosso País.
Sr. Presidente, quero também registrar que acabamos de ter uma reunião muito importante com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.
A bancada do Nordeste, comandada pelo Deputado Júlio Cesar, juntamente com Parlamentares de vários Estados, inclusive de Minas Gerais — a Deputada Raquel Muniz esteve lá representando o Estado — e outros coordenadores, com a CNA, com a Federação da Agricultura do Ceará, com o Flávio Saboya, com os técnicos, participou da reunião.
Levamos uma proposta à Ministra, que, de pronto, ficou sensibilizada com a gravidade que nós estamos enfrentando no Nordeste brasileiro e na região da SUDENE, ou seja, a pior seca dos últimos 100 anos na história do Nordeste brasileiro. Os produtores, os agricultores estão sem condições de produzir e de pagar as suas dívidas. Diante disso, a Ministra se comprometeu a levar o assunto ao Ministério da Fazenda, ao Ministro Joaquim Levy e à Presidenta Dilma Rousseff para, de pronto, prorrogarmos todas as questões da cobrança das dívidas e das execuções. Assim, de imediato, daremos socorro para todos os que estão aflitos.
Ao mesmo tempo, vamos constituir uma comissão de trabalho para estudar a proposta e, definitivamente, encontrar uma solução para as dívidas agrícolas do nosso povo.
Muito obrigado, Sr. Presidente.