CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 386.1.55.O Hora: 17:20 Fase: GE
Orador: JANETE CAPIBERIBE Data: 09/12/2015




O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento) - Com a palavra a Deputada Janete Capiberibe, do PSB do Amapá. Depois, concederei a palavra ao Deputado Moroni Torgan, do DEM do Ceará, e à Deputada Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro.
A SRA. JANETE CAPIBERIBE (PSB-AP. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, há 1 ano, o Governador do Amapá, Camilo Capiberibe, o Prefeito de Macapá, Clécio Luís, e o Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, assinaram um acordo para transferir uma área de 3,5 hectares da União para os moradores do Bairro Alvorada 2.
Foi uma vitória.
Mas continuam morando onde estão há décadas 160 famílias.
Outras 54 famílias do entorno da antena do Sistema de Vigilância da Amazônia — SIVAM já deveriam ter ido para lá.
Logo depois da assinatura do acordo, depois de 7 anos de negociação, o Governador Camilo deixou tudo pronto para a Prefeitura de Macapá fazer o sorteio e entregar os lotes, seguindo as indicações da Agenda 21, para resolver o problema da falta de moradias.
Depois de 1 ano, o Prefeito Clécio não havia feito o sorteio,e ainda deixou se perder o trabalho que já estava pronto.
As 54 famílias continuam em habitações precárias, enquanto o Prefeito Clécio inventa projetos. Depois de dizer às famílias que faria o sorteio antes do final do ano, o que já deveria ter feito no final de 2014, agora diz que o sorteio será feito na época de eleição, para usar politicamente o direito dos moradores.
Neste Natal e Ano Novo, as famílias jápoderiam estar numa casa nova, no seu lote.
Prefeito Clécio, os moradores querem a terraplanagem, a marcação dos lotes que o Governador Camilo deixou pronta — o senhor deixou se perder esse trabalho — e o sorteio dos lotes, que deveria ter sido feito há 1 ano.
A CAESA e a CEA só vão instalar as redes depois que a Prefeitura fizer a sua parte. Faça conforme o senhor prometeu aos moradores numa feijoada comemorativa, no Bairro Alvorada. Com esse descaso, o senhor põe mais peso nas costas dessas famílias, como fez ao aumentar a passagem dos ônibus de Macapá de R$2,10 para R$ 2,75, para atender os empresários, sem conversar com os usuários, sem procurar uma alternativa. O senhor acatou a determinação dos patrões, fazendo os trabalhadores e estudantes pagarem mais para andar pela cidade, tirando dos mais pobres para aumentar o lucro das empresas. Não foi esse o seu compromisso na campanha de 2012.
Sr. Presidente, solicito a V.Exa. que peça a divulgação do meu pronunciamento no programa A Voz do Brasil e no Jornal da Câmara. Muito obrigada.
O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento) - Deputada Janete Capiberibe, o pedido de V.Exa. será atendido. Esta Presidência fica muito feliz com o seu retorno a esta Casa com saúde e alegria. Temos certeza de que V.Exa. vai continuar brilhando e representando bem o povo do Amapá. O discurso de V.Exa. será divulgado em todos os órgãos de comunicação desta Casa e no programa A Voz do Brasil. Muito obrigado.