CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 17h20 Fase: BC
  Data: 08/10/2007

Sumário

Urgência na votação da proposta de recomposição numérica das Câmaras Municipais brasileiras.




O SR. PRESIDENTE (Manato) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Chico Lopes, auditor fiscal, pedagogo, com licenciatura em Sociologia e Psicologia, no exercício do seu primeiro mandato como Deputado Federal pelo PCdoB do Ceará. S.Exa. dispõe de 3 minutos na tribuna.
O SR. CHICO LOPES (Bloco/PCdoB-CE. Sem revisão do orador.) - Boa-tarde senhoras e senhores, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, neste fim de semana, estive na zona norte do Ceará — Sobral, Uruoca, Chaval, Camocim —e pude observar grande preocupação com a PEC dos Vereadores a ser votada na Câmara dos Deputados. Os Vereadores já fizeram manifestações aqui, cobraram dos Deputados e conversaram com o Presidente da Casa.
Todos sabemos que o Vereador é um político importante em cada município. Esta Casa deixou que o Ministério Público e os tribunais começassem a legislar politicamente. Exemplo disso foi a fidelidade partidária. Perdemos a oportunidade de cumprir nosso papel democrático e a função do Poder Legislativo de direcionar, propor e fazer com que seja aprovada ou não uma lei.
Mais uma vez, solicito ao Presidente da Casa que coloque a PEC dos Vereadores em votação. Tenho certeza de que cada Deputado e cada Deputada, nos fins de semana, ao visitarem suas bases, estão sendo pressionados para que votem a referida PEC.
Portanto, Sr. Presidente, queremos, de maneira elegante e política, pedir a V.Exa. que coloque em votação matéria tão importante.
Muito obrigado.


PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, FIXAÇÃO, NÚMERO, VEREADOR, COMPOSIÇÃO, CÂMARA MUNICIPAL, INCLUSÃO, PAUTA, ORDEM DO DIA, REIVINDICAÇÃO.
oculta