CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 18:40 Fase: BC
Orador: JORGE TADEU MUDALEN, DEM-SP Data: 08/10/2007

O SR. JORGE TADEU MUDALEN (DEM-SP. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho a esta tribuna agradecer ao Governo de São Paulo a criação da FATEC Guarulhos. As FATECs são um marco da ação do Governo paulista. Gerenciadas pelo Centro Paula Souza, constituem parte integrante de um grande complexo de ensino de 136 Escolas Técnicas e 22 Faculdades de Tecnologia, presentes em 115 cidades. Com a nossa FATEC, Guarulhos entra nessa valorosa lista e deverá receber todos os bons frutos de desenvolvimento social e econômico.

A chegada da FATEC Guarulhos configura importante contribuição ao desenvolvimento do povo da região, o que nos enche de esperança e satisfação. Vamos contar com o curso de Logística e Transporte, que atenderá a 80 alunos divididos nos turnos da tarde e da noite. Considerado o porte de nosso Município, sua localização e a presença marcante do aeroporto internacional na economia regional, acredito que o curso enfoca com precisão nossa vocação. Criar melhoras formas de movimentar pessoas e mercadorias, incrementar a integração de modais, trazer mais conforto e eficiência aos usuários, tudo isso será parte do impulso ao nosso crescimento.

No caminho do desenvolvimento, é fundamental qualificar o trabalhador para atuar de forma cada vez mais eficiente em suas atividades, o que exige necessariamente o conhecimento técnico. Tão boa é a formação oferecida pelo Governo de São Paulo, que as FATECs orgulham-se de garantir empregabilidade para 90% dos seus egressos.

O Centro Paula Souza, no entanto, preocupa-se também com a formação humanística de seus alunos, na busca de profissionais polivalentes e, sobretudo, cidadãos qualificados. É a necessidade de apoiar o homem e a mulher brasileiros no seu estágio de formação, naquele momento em que ele se prepara para enfrentar as dificuldades de um mundo cada vez mais complexo, cada vez mais exigente nas esferas laboral, cultural e social.

É por tudo isso que a FATEC pode e vai colaborar com a melhora do nosso Município, qualificando trabalhadores, mas acima de tudo dando chances e oportunidades para as pessoas de Guarulhos, permitindo a elas terem mais instrumentos para a busca da felicidade.

Obrigado a todos.