CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 18h40 Fase: BC
  Data: 08/10/2007

Sumário

Lançamento pelo Governador Eduardo Campos do Programa de Aceleração de Estudos de Pernambuco, o chamado Programa Travessia.




A
SRA. ANA ARRAES (Bloco/PSB-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho à tribuna fazer um voto de louvor à atitude de S.Exa. o Sr. Eduardo Campos, Governador de Pernambuco, que lançou esta semana o Programa de Aceleração de Estudos de Pernambuco, que ficou conhecido como Programa Travessia.
É espantoso constatar que de cada 100 alunos do ensino médio da rede pública de Pernambuco, cerca de 70 estão em defasagem escolar. Dessa forma, chegam a 260 mil os estudantes que já repetiram uma ou mais vezes de ano em todo o Estado.
Inicialmente, esse programa, que tem como objetivo corrigir a defasagem escolar, trabalhará com 14 mil alunos do ensino médio. A metodologia utilizada será a do Telecurso, da Fundação Roberto Marinho e da Federação das Indústrias de São Paulo — FIESP. Os participantes vão poder concluir o ensino médio em 15 meses e receberão todo o material necessário para a aprendizagem, como livros didáticos e de literatura, dicionários, atlas, mapas etc.
Na primeira fase, a iniciativa do Governo de Pernambuco pretende trabalhar com 400 telessalas, que irão funcionar em escolas estaduais do Recife, da Região Metropolitana da Capital e de Municípios como Barreiros, Palmares, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata; Garanhuns, no Agreste, e Petrolina e Araripina, no Sertão. Mais uma vez, demonstra o Governo pernambucano o cuidado que tem com todas as regiões do Estado. Trabalhar a interiorização das ações que venham a desenvolver a qualidade de vida da população é uma das prioridades da gestão Eduardo Campos.
A meta, Sr. Presidente, é já no próximo mês abrir uma nova turma com mais 7 mil estudantes. E, para coordenar as aulas, 500 professores já foram capacitados pela Universidade Federal de Pernambuco — UFPE. Até2009, devem ser instaladas 7.435 telessalas em Pernambuco, acelerando a aprendizagem de mais de 100 mil estudantes.
Além da questão educacional propriamente dita, o programa também é uma forma de melhorar ainda mais a aplicação dos recursos na educação. Segundo levantamentos, Pernambuco investe R$1,3 bilhões em educação, sendo que um terço desse valor, algo em torno de R$400 mil, é gasto com repetência e evasão escolar.
Sras. e Srs. Deputados, é com ações dessa natureza que podemos transformar a sociedade em um lugar mais justo e com qualidade de vida para todos.
Muito obrigada, Sr. Presidente.


EDUARDO CAMPOS, GOVERNADOR, PE, LANÇAMENTO, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS DE PERNAMBUCO, PROGRAMA TRAVESSIA, COMBATE, REPETÊNCIA ESCOLAR, EVASÃO ESCOLAR, INCLUSÃO SOCIAL, JOVEM, CONCLUSÃO, ENSINO MÉDIO.
oculta