CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 18:40 Fase: BC
Orador: RÔMULO GOUVEIA, PSDB-PB Data: 08/10/2007

O SR. RÔMULO GOUVEIA (PSDB-PB. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, registro a realização, nesta Casa, da Exposição BNB 55 anos - O Desenvolvimento é a nossa História. Ela retrata os 55 anos de fundação de uma instituição que faz parte da vida dos nordestinos, pois atua nos 9 Estados da região e possui agências ou postos de serviços em mais de 2 mil municípios: o Banco do Nordeste do Brasil S/A, o querido BNB.

O Banco do Nordeste, com sede em Fortaleza, Ceará, foi criado pela Lei Federal nº 1.649, de 19 de julho de 1952. É uma sociedade de economia mista, com 90% de seu capital sob controle do Governo Federal.

Nesses 55 anos de existência, o BNB teve sua atuação totalmente voltada para a execução de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento regional, sendo a maior instituição da América Latina com essa finalidade.

Além da administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos, o BNB firma parcerias e alianças com outras instituições nacionais e internacionais para ter acesso a outras fontes de financiamento, a exemplo de organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.

As citadas fontes de recursos garantem que o BNB operacionalize não só o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, como também o maior programa de microcrédito da América do Sul, o CrediAmigo, por meio do qual o Banco já emprestou mais de R$ 1,5 bilhão a microempreendedores. O BNB também opera o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste - PRODETUR/NE, criado para estruturar o turismo da região com recursos da ordem de US$ 800 milhões.

O BNB tem como clientes pessoas físicas. São os produtores rurais, que compreendem o agricultor familiar; os pequenos, médios e grandes produtores; os agentes institucionais, que são as entidades governamentais (Governo Federal, Estados e municípios); as entidades não-governamentais; os agentes econômicos, que sãos as grandes, médias, pequenas e microempresas; as associações e as cooperativas.

Para todos esses clientes - agentes econômicos, institucionais e pessoas físicas -, o BNB exerce trabalho de atração de investimentos, apóia a realização de estudos e pesquisas com recursos não-reembolsáveis e estrutura o desenvolvimento, por meio de projetos de grande impacto. Mais que um agente de intermediação financeira, o BNB se propõe a prestar atendimento integrado a quem decide investir em sua área de atuação, disponibilizando uma base de conhecimentos sobre o Nordeste e as melhores oportunidades de investimento na região.

Para comemorar esse marco - 55 anos de atuação no desenvolvimento do Nordeste e do Brasil -, foi aberta, no dia 2 de outubro, no Espaço do Servidor, na Câmara dos Deputados, a Exposição BNB 55 anos - O Desenvolvimento é a nossa História.

A mostra ficará em cartaz até o dia 11 de outubro. Foi inaugurada em solenidade que contou com a presença do Presidente do Banco do Nordeste, o economista Roberto Smith; do ex-Presidente, o colega Parlamentar Mauro Benevides; do ex-Diretor, Deputado Pedro Eugênio; do Deputado Zezéu Ribeiro e de Parlamentares da bancada nordestina, entre outras autoridades.

A exposição sobre os 55 anos de fundação do Banco do Nordeste do Brasil reúne fotos, vídeos e outros documentos históricos, levando seus visitantes a um passeio por momentos marcantes da história do maior banco de fomento regional da América Latina.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ao tempo em que conclamo a todos a prestigiarem a exposição, faço este registro em forma de homenagem e sem cor partidária, pelas ligações dos paraibanos Celso Furtado e Aluísio Campos com a história do Banco do Nordeste do Brasil, e por todos nós, nordestinos, que vemos no BNB uma referência como parceiro no desenvolvimento regional, fomentando todas as atividades sociais, econômicas e culturais do Nordeste, e que, ao longo de mais de 5 décadas, contribuiu, e contribui, com a região e a sua integração com o resto do nosso País.

Passo a abordar outro assunto.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, registro, com muita honra e orgulho, o aniversário de 126 anos de criação do Município de São João do Rio do Peixe, localizado no Alto Sertão, no extremo oeste do Estado da Paraíba.

O acesso a São João do Rio do Peixe, a partir de João Pessoa, é feito por meio da BR-230. A cidade dista cerca de 490 quilômetros da Capital e guarda um clima bucólico. Situada às margens do Rio do Peixe, foi caminho obrigatório, em tempos idos, para a passagem das boiadas que eram conduzidas para Recife e Salvador.

A história conta que, no começo do século XVII, Luís Quaresma Dourado, da Paraíba, e a Casa da Torre, da Bahia, adquiriram várias sesmarias na ribeira do Rio do Peixe. Em 1961, o Capitão-Mor Antônio José da Cunha, da Capitania de Pernambuco, conseguindo a amizade dos índios incos pequenos, estabeleceu-se às margens do Rio do Peixe, com uma fazenda de criação, a qual, segundo documento da época, reunia mais de 1.500 cabeças de gado. Até 1765, porém, no local onde se ergue a cidade, havia uma fazenda de criação, pertencente ao Capitão João Dantas Rothea, morador do distrito de Piancó. No pedido da sesmaria, alegou que já "era senhor e possuidor de um sítio de criar gado na ribeira do Rio do Peixe, chamado São João, que houve por compra à Casa da Torre (...)." Fazenda que esteve na sua posse até 1765 e onde, mais tarde, surgiu a cidade.

O município foi criado e instalado pela Lei nº 727, de 8 de outubro de 1881. De acordo com o último censo do IBGE, tem quase 20 mil habitantes. Possui infra-estrutura e desenvolvimento adequados a uma cidade de seu porte, tendo boa qualidade de atendimento em saúde e educação. A agropecuária constitui a principal atividade de ordem econômica da comunidade, seguida do comércio e do turismo.

A indústria do turismo tem papel de destaque na economia do município, sendo grande geradora de emprego e renda na região. A cidade dispõe, por exemplo, de um dos destinos turísticos mais importantes do Nordeste do Brasil, atraindo visitantes do País e do exterior, sendo formado pela Estância Termal de Brejo das Freiras, resort com fontes termais, cujas águas são tidas como milagrosas, e pelo Parque dos Dinossauros, localizado na Bacia do Rio do Peixe, abrangendo terras dos Municípios de Sousa, São João do Rio do Peixe e Uiraúna. Constitui-se num dos mais importantes sítios arqueológicos existentes. Registra-se ali a maior incidência de pegadas de dinossauros do mundo.

Faço este breve registro sobre a querida cidade de São João do Rio do Peixe, que neste 8 de outubro completa 126 anos. É um município pujante, que alegra e orgulha os seus filhos e os seus habitantes. Saúdo todos eles nas pessoas do Deputado Estadual José Aldemir, grande homem público e representante da região, e do empresário José Gonzaga Sobrinho, o Deca, que dirige um dos maiores grupos de distribuição de alimentos do Nordeste, o Grupo Rio do Peixe.

Muito obrigado.