CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 18h40 Fase: BC
  Data: 08/10/2007

Sumário

Transcurso do 44ª aniversário de emancipação político-administrativa do Município de Heitoraí, Estado de Goiás.




O
SR. JOVAIR ARANTES (PTB-GO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje, 8 de outubro, a cidade de Heitoraí, Estado de Goiás, comemora seu 44º aniversário de emancipação política.
A história de Heitoraí começou em 1948, quando Joaquim José de Paula doou parte das terras de sua fazenda para a formação do povoado e foi erguida capela em louvor a Nossa Senhora Aparecida.
Fundou-se assim o primeiro loteamento que deu origem à cidade, que recebeu a denominação de Capim Puba, depois passou a Capelinha e finalmente a Heitoraí, em homenagem aos filhos do fundador da cidade, Heitor e Raí.
O distrito de heitoraí foi instalado em 1957, e em 8 de outubro de 1963 Heitoraí foi emancipada e elevada à condição de Município.
Localizada a 127 quilômetros de Goiânia, capital do Estado de Goiás, Heitoraí conta com uma população de 3.663 habitantes e entre suas principais atividades econômicas destaca-se a pecuária. O Município destaca-se também no cenário cultural e religioso com a realização da festa de São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade, e pelos seus atrativos turísticos, como o Rio Uru, que nasce na Serra Dourada e separa Heitoraíde Itapuranga, e as Serras de Fundão e Morro Pelado, ponto mais alto do Município.
Como Deputado Federal, tenho me empenhado junto aos órgãos federais para melhorar as condições do Município. Em parceria com o Prefeito Esmael Pereira Duarte e a Câmara Municipal de Heitoraí, temos trabalhado para o desenvolvimento do Município. Neste sentido, conseguimos viabilizar importantes benefícios como: reforma e ampliação do Hospital Municipal; aquisição de patrulha agrícola; recuperação de estradas no Projeto Assentamento São Bento; aquisição de equipamentos hospitalares; aquisição de caminhão coletor de lixo; investimentos em sistemas de coleta de resíduos sólidos; apoio à bovinocultura e à apicultura; promoção do XVII Festival de Arte de Heitoraí, dentre outros de grande relevância para o desenvolvimento do Município e o bem-estar da população.
Parabéns ao Município de Heitoraí pelos seus 44 anos de emancipação.
Coloco-me, como sempre estive, à disposição de seus munícipes e seus administradores para tudo em que puder ser útil.
Congratulo-me com sua população e com todos aqueles que, como eu, participam da vida ativa daquela cidade e nela creditam seus esforços.
Muito obrigado.


MUNICÍPIO, HEITORAÍ, GO, ANIVERSÁRIO, EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.
oculta