CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 18h10 Fase: BC
  Data: 08/10/2007

Sumário

Protesto contra o afastamento dos Senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Senado Federal.




O SR. PRESIDENTE (Manato) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Marcelo Itagiba, delegado da Polícia Federal, ex-Superintendente Regional da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pós-graduado em Ciências Políticas, que tão bem exerce seu primeiro mandato pelo PMDB do Rio de Janeiro. S.Exa. dispões de 3 minutos na tribuna.
O SR. MARCELO ITAGIBA (Bloco/PMDB-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, em especial os Deputados da bancada do meu partido, o PMDB, o nosso partido, que tem tradição na luta em prol da democracia e traz em seu seio inúmeros Parlamentares que sempre pautaram sua vida pela ética e pela correção, não pode assistir sem reagir ao ato praticado no Senado Federal, que extraiu da Comissão de Constituição e Justiça 2 ilustres Senadores que há muito tempo militam em defesa da população e do Brasil. Ambos eram titulares daquela Comissão.
Eu, na qualidade de membro do Diretório Nacional do PMDB, não posso concordar com isso, razão pela qual encaminho ao Presidente do partido requerimento de convocação de todo o diretório para definitivamente discutir a questão. Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos têm suas posições — e são posições corretas — em defesa daquilo em que o País acredita.
Não podemos trocar a ética pela falta de ética. Temos de defender, com veemência, a ética na política! Esses 2 Parlamentares, há muito tempo, têm defendido posições em consonância com os anseios do povo brasileiro.
Por isso, nesta data e neste momento, conclamo todos os companheiros do PMDB a chamar esse partido à razão, para que tenha consciência dos atos praticados.
Não podemos permitir que 2 Senadores do escol de Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos estejam afastados da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Sras. e Srs. Deputados, hoje, por uma questão de justiça, todos nós devemos nos irmanar na busca de uma decisão do partido que restabeleça os valores éticos e morais que sempre foram as diretrizes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
Conclamo hoje o nosso Presidente a convocar reunião do partido para decidir em conjunto sobre aquilo que é melhor para o País, aquilo que é melhor para o PMDB. Porque aquilo que é melhor para o País émelhor para o PMDB; e aquilo que é melhor para o PMDB há de ser melhor para o País. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Manato) - Muito obrigado, nobre Deputado Marcelo Itagiba.


PEDRO SIMON, JARBAS VASCONCELOS, SENADOR, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E DE CIDADANIA, SENADO, AFASTAMENTO, PROTESTO.
oculta