CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 18:00 Fase: BC
Orador: SILVIO COSTA, PMN-PE Data: 08/10/2007

O SR. SILVIO COSTA (Bloco/PMN-PE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, antes de vir a esta tribuna, procurei o Deputado Fernando Gabeira para lhe perguntar se há Terceira Via no Senado. S.Exa. respondeu que não.

Realmente, não queria trazer esse assunto ao plenário desta Casa. Mas, já que a Terceira Via o trouxe, fui obrigado a fazê-lo também. Hoje, a Terceira Via vai realizar um jantar de desagravo ao Senador Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco.

Vejam bem V.Exas.: não quero entrar na economia interna do PMDB. Acho até que o partido cometeu grande equívoco ao arrancar os Senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon da Comissão de Constituição e Justiça. O PMDB tratou desiguais de forma igual, porque Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos são totalmente diferentes.

É preciso que o Brasil tome conhecimento, por exemplo, de que os 2 primeiros políticos do Brasil denunciados por formação de caixa 2 foram Fernando Collor de Mello, em 1993 - esse teve o mandato cassado - e o Senador Jarbas Vasconcelos. Eu era Vereador de Recife na época.

Deputados de Pernambuco, da Oposição, fiquem tranqüilos, porque não vou partir para o campo pessoal. Estou apenas contando uma história, porque o Brasil precisa saber dela. Acho bom que o Brasil saiba disso. Parte da imprensa precisa estudar mais, quando quiser transformar um político em ícone da moralidade.

Lá em Pernambuco, por exemplo, a BR-232, conhecida por todos por BR-464, quando foi duplicada, tinha o metro quadrado mais caro do Brasil.

Não se trata de discutir qualquer dossiê. Entendo que este assunto é do Senado Federal. A Terceira Via gosta de pegar carona, gosta da imprensa, com todo o respeito que tenho por alguns Deputados que dela fazem parte. Após ter sido retirado, de forma equivocada, da Comissão de Constituição e Justiça, ao Senador Jarbas Vasconcelos é oferecido, pela Terceira Via, um jantar em desagravo.

Se a imprensa do Brasil quiser conhecer um pouco da trajetória política do Senador Jarbas Vasconcelos, estou a sua disposição.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Manato) - Muito obrigado, nobre Deputado Silvio Costa, sempre muito combativo.