CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 17:54 Fase: BC
Orador: ALFREDO KAEFER, PSDB-PR Data: 08/10/2007

O    SR. ALFREDO KAEFER (PSDB-PR. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho a esta tribuna para registrar importante data do calendário de meu Estado. Nesta segunda-feira, 8 de outubro, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná completa 95 anos de atividades. Uma solenidade no quartel do comando da unidade, em Curitiba, vai marcar a passagem do aniversário. No evento, vão ser entregues medalhas e homenageadas personalidades que têm participação importante ou que de alguma forma contribuíram no desenvolvimento dos trabalhos e operações do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná conta hoje com aproximadamente 3 mil bombeiros militares, distribuídos em mais de 70 quartéis pelo Estado. Esses profissionais dão atendimento, todos os anos, a mais de 110 mil ocorrências em todo o Paraná, tendo como principais as relacionadas com o resgate e atendimento pré-hospitalar, com aproximadamente 75% das chamadas. Somente neste ano já foram atendidas mais de 98 mil ocorrências, sendo que pouco mais de 15 mil delas foram relativas ao combate a incêndios.

Sentimo-nos honrados de contar com o apoio desses profissionais que zelam pela segurança dos cidadãos brasileiros e lhes prestam auxílio, muitas vezes arriscando a própria vida.

O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do País, e não é para menos. Como não admirar a coragem, a bravura, a determinação e a ousadia dos seus soldados ao enfrentarem incêndios em matas, em arranha-céus. Mencione-se ainda a inteligência e o sangue-frio que demonstram no salvamento de suicidas, no resgate de feridos, em acidentes, oferecendo cuidados especiais.

Mas o Corpo de Bombeiros não é só isso, é muito mais. Sua história começa com o Código de Hamurabi, no século XVII a.C., e continua a ser contada até hoje. E ainda o será por muitos séculos que virão. O Decreto Federal nº 35.309, do dia 2 de abril de 1954, instituiu o dia 2 de julho como o Dia do Bombeiro, ressaltando que "o Corpo de Bombeiros (...) se tornou credor da estima pública pelos reais serviços que vem prestando ao País".

Festejar os 95 anos de atividades do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná é honrar esses profissionais e reconhecer a importante contribuição que dão a toda a sociedade brasileira, no aspecto de segurança, de proteção e de socorro das pessoas.

Deixo registrado, por intermédio deste pronunciamento, a minha homenagem aos homens e mulheres que dia a dia são protagonistas de histórias de ousadia, coragem e determinação, na maioria das vezes de forma anônima. Esses profissionais chamados bombeiros são a principal e a mais próxima força de esperança dos cidadãos brasileiros nos seus momentos de desespero e angústia, gerados por circunstâncias inesperadas.

Sr. Presidente, é por isso - e muito mais - que devemos reconhecer a importância dos serviços desses valentes e corajosos servidores da nossa Pátria, chamada Brasil.

Muito obrigado.